Publicação: A Contribuição das entidades da administração indireta às políticas públicas
Carregando...
Paginação
38
Primeira página
Última página
Data
item.page.date.journal
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Brasil
Cobertura temporal
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pequisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Titulo alternativo
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
Entre os principais operadores de políticas públicas do Estado brasileiro, as entidades da administração pública indireta são fundamentais para o atendimento às demandas da sociedade e para o sucesso das políticas públicas. Essas entidades possuem uma variedade de funções institucionais e exercem uma ampla gama de contribuições. Entretanto, há um desafio compartilhado em comunicá-las de forma simples e acessível para a sociedade, para que os cidadãos possam compreender a geração de valor, os produtos e os benefícios proporcionados por essas instituições. Por esse motivo, torna-se relevante responder à seguinte pergunta: como as entidades da administração pública indireta exercem suas contribuições para políticas públicas? Com o intuito de contribuir com o desenvolvimento do tema, foi selecionada uma amostra de cinquenta entidades para análise de seus relatórios de gestão e cartas anuais de políticas públicas, assim como para entrevistas e reuniões com os gestores. Essa escolha metodológica se justifica pelo interesse em identificar, de forma objetiva, como as entidades da administração indireta do Poder Executivo federal exercem suas contribuições para políticas públicas e como os gestores as comunicam para a sociedade, além de coletar informações mais aprofundadas para análise em perspectiva comparada de contornos qualitativos. Entre os resultados da pesquisa, evidenciam-se seis tipologias de contribuições para políticas públicas e determinadas lacunas apresentadas pelas instituições, em sua tentativa de demonstrar o valor de suas funções e atividades institucionais. Em linhas gerais, a pesquisa contribui com as entidades quanto à forma como identificam e comunicam suas atividades, produtos e contribuições, para aproximar a compreensão social acerca dos valores gerados e dos benefícios implementados, de forma direta e indireta por essas instituições. A pesquisa também propicia elementos para melhor compreensão por parte das entidades da administração indireta quanto ao potencial de suas contribuições para políticas públicas. O manual resultante desta pesquisa pretende servir de referência para planos estratégicos que possam ampliar a efetiva contribuição de cada uma dessas entidades ao desenvolvimento e implementação de políticas públicas efetivas.
Resumo traduzido
organization.page.description
Sobre o pesquisador
Endereço de Email
ORCID
Lattes
Google Scholar ID
Web of Science ResearcherID
Scopus ID
Informações sobre o projeto
project.page.project.productdescription
Vocabulário Controlado do Ipea
Palavras-chave
Palavras-chave traduzidas
JEL
Citação
BARBOSA, Sheila Cristina Tolentino; ALVES, Victor Hugo da Silva. A Contribuição das entidades da administração indireta às políticas públicas. 38 p. Rio de Janeiro: Ipea, 2025. DOI: https://dx.doi.org/10.38116/RI-CEAIPP
Aviso
Notas
Equipe Técnica:
Sheila Cristina Tolentino Barbosa
Victor Hugo da Silva Alves
Série / coleção
Versão preliminar
item.page.relation.isreplacedby
Faz parte da série
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/18916