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Análise da evasão de alunos de cursos da educação a distância e presenciais da coorte de 2010 no Brasil

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Resumo

A partir do fim da década de 1990, o ensino superior expandiu-se significativamente no Brasil. Em 2000, havia pouco mais de 5 mil alunos matriculados em cursos a distância, contra quase 900 mil em cursos presenciais; em 2017, os números subiram para quase 1 milhão e pouco mais de 2 milhões, respectivamente. As taxas de evasão nos cursos a distância têm sido sistematicamente maiores do que nos cursos presenciais. Com dados do Censo da Educação Superior, comparamos as taxas de evasão dos alunos das duas modalidades e investigamos em que medida atividades complementares e apoio financeiro se correlacionam com a evasão ao longo dos anos. Métodos de pareamento e análise de sobrevivência são empregados. Como principal resultado, observamos que os alunos da educação a distância (EAD) têm uma permanência mais curta na universidade do que os da educação presencial. Além disso, os alunos que recebem apoio financeiro ou participam de atividades complementares têm permanência mais longa na universidade.

Resumo traduzido

Starting in the late 1990s, higher education expanded significantly in Brazil. In 2000, there were just over 5,000 students enrolled in distance learning courses, against almost 900,000 in face-to-face courses; in 2017, the numbers rose to almost 1 million and just over 2 million, respectively. Dropout rates in distance learning courses have been systematically higher than in face-to-face courses. Employing data from the Census of Higher Education, we compare dropout rates of students from both modalities, and investigate to what extent complementary activities and financial support are correlated with dropout over the years. Propensity score matching and survival analysis methods are employed. As a main result, we observe that distance learning students have a shorter university lifespan than those in face-to-face education. In addition, students who had financial support or who participated in complementary activities have a longer lifespan.

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JEL

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SACCARO, Alice; WALTENBERG, Fábio. Análise da evasão de alunos de cursos da educação a distância e presenciais da coorte de 2010 no Brasil. Pesquisa e Planejamento Econômico, Brasília, v. 54, n. 02, p. 9-45, ago., 2024. DOI: https://dx.doi.org/10.38116/ppe54n2art1

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