Publicação:
O impacto do Programa Bolsa Família sobre a repetência: resultados a partir do Cadastro Único, Projeto Frequência e censo escolar

dc.contributor.authorOliveira, Luis Felipe Batista de
dc.contributor.authorSoares, Sergei Suarez Dillon
dc.date.accessioned2013-05-20T13:22:13Z
dc.date.available2013-05-20T13:22:13Z
dc.date.issued2013-02
dc.date.portal2013-02
dc.description.abstractEste trabalho tenciona estimar o impacto do Programa Bolsa Família (PBF) sobre a repetência escolar usando dados do Cadastro Único (CadÚnico), Projeto Frequência e censos da educação básica. Três abordagens foram utilizadas: i) comparação de crianças com e sem benefício, inscritas no CadÚnico; ii) impacto do valor do benefício estimado mediante análise de regressão; e iii) impacto do percentual de crianças beneficiárias estimado usando escolas como unidade de análise. Os resultados são significativos e o PBF parece contribuir para alguma redução na probabilidade de repetência.pt_BR
dc.description.abstractalternativeThis text attempts to estimate the impacts of Bolsa Família upon grade repetition using matched data from the Single Registry, the Attendance Project and the annual school censuses. Three approaches are used: i) comparison of results for poor children in the Single Registry with and without the benefit; ii) estimation of treatment effect; and iii) estimation of the impact of the percentage of beneficiary children in a given school upon the average repetition in the school. The results are far from impressive but do show a modest drop in the probability of grade repetition.pt_BR
dc.description.otherSérie monográfica: Texto para Discussão ; 1814pt_BR
dc.description.other23 p. ; il.pt_BR
dc.description.otherReferências bibliográficas: possui referências bibliográficaspt_BR
dc.description.otherNota de conteúdo: relaciona-se com documento homônimo acessível no RCIpea, uma apresentação de slides utilizada em Seminário interno do Ipeapt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/954
dc.language.isoporpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/955pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.rights.typeLicença Comumpt_BR
dc.sourcewww.ipea.gov.brpt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordDesigualdadept_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicaspt_BR
dc.subject.keywordBolsa famíliapt_BR
dc.subject.keywordTransferência de rendapt_BR
dc.titleO impacto do Programa Bolsa Família sobre a repetência: resultados a partir do Cadastro Único, Projeto Frequência e censo escolarpt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 1814: O impacto do Programa Bolsa Família sobre a repetência: resultados a partir do Cadastro Único, Projeto Frequência e censo escolarpt_BR
dc.title.alternativeThe impact of Bolsa Família on repetition: results from a Single Registry, e Attendance Project and school censuspt_BR
dc.typeWorking paperpt_BR
dspace.entity.typePublication
ipea.classificationEducaçãopt_BR

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
TD_1814.pdf
Tamanho:
1.4 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais