Publicação: Agrupando unidades de sistemas de serviços públicos
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Rio de Janeiro
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Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
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Acesso Aberto
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Titulo alternativo
Texto para Discussão (TD) 2051 : Agrupando unidades de sistemas de serviços públicos
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Resumo
Neste trabalho, são analisados alguns métodos que podem ser usados para realizar agrupamentos de unidade que compõem algum sistema de provisão de serviços públicos (por exemplo, escolas, postos de saúde e delegacias). Os métodos aqui analisados são: i) o baseado em alguma partição espacial das unidades (por exemplo, agrupamento por região administrativa de uma cidade); ii) o que se denominou indicador ordenado, no qual as unidades do sistema são agrupadas segundo alguma partição da distribuição (por exemplo, décimos) da média ponderada das variáveis de interesse das unidades; e iii) o de clusters, que utiliza uma medida de distância entre essas múltiplas variáveis para agrupar as unidades do sistema de forma a que haja uma elevada homogeneidade das unidades dentro dos grupos e, ao mesmo tempo, uma alta heterogeneidade entre os grupos. Um exercício empírico utilizando informações do sistema de escolas públicas municipais do Rio de Janeiro é apresentado no texto para fins de comparação dos métodos em foco.
Resumo traduzido
In this study we analyze some methods that can be used to perform grouping of unit that make up a public service delivery system (e.g., schools, health centers and police stations). The methods discussed here are: i) one based on some spatial partition of the units (for example, grouping by administrative region of a city); ii) what we call ordered indicator, in which the system units are grouped according to some partition of the distribution (e.g., deciles) of the weighted average of the variables of interest of the units; and iii) clusters that use a distance measure across these multiple variables to group the units of the system so that there is a high homogeneity of the units within the groups and, at the same time, a high heterogeneity among the groups. An empirical exercise using information from the municipal public school system of Rio de Janeiro is presented in the text for comparison of the methods in focus.
