Publicação:
Mensalidade escolar, background familiar e os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)

dc.contributor.authorCuri, Andréa Zaitune
dc.contributor.authorMenezes-Filho, Naércio Aquino
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal2006pt_BR
dc.date.accessioned2015-10-26T16:58:44Z
dc.date.available2015-10-26T16:58:44Z
dc.date.issued2013-08
dc.date.portal2013-08
dc.description.abstractEste trabalho utiliza, pela primeira vez, os microdados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para analisar o papel da escola no desempenho dos alunos no ensino médio das mil melhores escolas particulares e públicas do estado de São Paulo. O objetivo é verificar se o controle pelas características socioeconômicas altera o ranking oficial das escolas e se a mensalidade está relacionada com o desempenho médio da escola. Os resultados mostram que o controle pelo background familiar não altera expressivamente o ranking das escolas, apesar de diminuir significativamente os efeitos escola. Além disso, cerca de 24% dos efeitos escola podem ser explicados pelo efeito dos pares. Por fim, a sensibilidade estimada do desempenho escolar em relação à mensalidade é de 0,11, ou seja, um aumento de 10% no valor da mensalidade escolar aumenta a nota do aluno em 1,1%, mesmo após controlarmos pelo background familiar e pelo efeito dos pares.pt_BR
dc.description.abstractalternativeThis paper utilizes for the first time in the literature the microdata from Enem to examine the school effect on the proficiency of high school students of the 1,000 best schools in the São Paulo State. The aim of the paper is to examine if the control by socioeconomic characteristics significantly alters the official school rankings. The results show that it does not, although it significantly decreases the magnitude of the school effect. Further, we show that about 24% of the school effect can be explained by the peer effect. Finally, the elasticity of the proficiency with respect to the school cost is 0,11, that is, a 10% rise in the school cost increases the students’ performance by about 1,1%, even after controlling for the family background and peer effect.pt_BR
dc.description.otherp. 223-254 : il.pt_BR
dc.description.otherArtigo publicado em: Pesquisa e Planejamento Econômico (PPE), Rio de Janeiro, v. 43, n. 2, ago. 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/4858
dc.language.isoporpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3331pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br)pt_BR
dc.rights.typeLicença Comumpt_BR
dc.source.urlsourcehttp://ppe.ipea.gov.brpt_BR
dc.subject.keywordMensalidadept_BR
dc.subject.keywordRankingpt_BR
dc.subject.vcipeaEscolaridadept_BR
dc.subject.vcipeaRendimento Escolarpt_BR
dc.titleMensalidade escolar, background familiar e os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)pt_BR
dc.title.alternativeTuition, family background and proficiency resultspt_BR
dc.typeJournal articlept_BR
dspace.entity.typePublication
ipea.classificationEducaçãopt_BR
relation.isJournalIssueOfPublication389d28b9-a107-49d8-8919-a014d5f4943c
relation.isJournalIssueOfPublication.latestForDiscovery389d28b9-a107-49d8-8919-a014d5f4943c

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
PPE_v 43_n.02_Mensalidade.pdf
Tamanho:
321.33 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais