Publicação: O Ciclo de políticas públicas e o papel de avaliação do Senado Federal : a atuação das comissões temáticas
dc.contributor.advisor | Almir de Oliveira Junior | |
dc.contributor.author | Viterbo, José Ricardo Soares | |
dc.contributor.other | Coordenação de Pós-Graduação e Capacitação - COPGC | |
dc.contributor.scholar | José Ricardo Soares Viterbo | |
dc.contributor.thesiscommitee | Daniel Pitangueira de Avelino | |
dc.contributor.thesiscommitee | Felix Garcia Lopez Júnior | |
dc.contributor.thesiscommitee | Almir de Oliveira Junior | |
dc.coverage.spatial | Brasil | |
dc.date.accessioned | 2025-09-23T19:12:15Z | |
dc.date.available | 2025-09-23T19:12:15Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.date.portal | 2019 | |
dc.date.submitted | 2019-10-28 | |
dc.degree.level | Mestrado | |
dc.description.abstract | A presente dissertação tem como objetivo estudar o estágio em que se encontra o processo de desenvolvimento da capacidade institucional no Senado Federal ao implementar o Programa de Avaliação de Políticas Públicas em sua rotina de trabalho. Procura responder se os órgãos do Senado Federal encarregados da implementação desse Programa absorveram naturalmente essa nova rotina em seus processos de trabalho, se há necessidade de novas mudanças na configuração institucional, se a rotina implementada melhorou a efetividade do Senado Federal em sua tarefa de fiscalizar a execução das políticas públicas governamentais. Com a hipótese de que há indícios de contribuição positiva para ampliar o desenvolvimento da capacidade institucional do Senado Federal em fiscalizar o Poder Executivo, a pesquisa conceitua as avaliações realizadas pela Comissão de Educação, Cultura e Esportes (CE), no período de 2015 a 2018 e realiza entrevistas com atores institucionais relevantes para a implementação do programa. É dividida em quatro capítulos, além da introdução e da conclusão. No primeiro capítulo, consta a descrição da política em si, suas bases conceituais, a motivação institucional em instituir essa rotina de avaliação de políticas públicas, bem como os manuais que nortearam as primeiras ações de avaliação e os debates presentes em trabalhos anteriores que antecipam a discussão sobre o desempenho do programa. No segundo capítulo, apresentam-se conceitos relativos ao desenvolvimento da capacidade institucional do Poder Legislativo em suas funções basilares: representativa, legislativa e de fiscalização do Poder Executivo. O terceiro capítulo esclarece a metodologia usada na pesquisa, estudo de caso, com análise documental e entrevistas. O quarto capítulo contém resultados e análises das fontes de informação pesquisadas. O trabalho conclui que para alcançar estágios superiores nessa função, bem como fazê-la ganhar relevância e efetividade, é imprescindível que os integrantes do Senado Federal – os senadores, seus servidores e demais colaboradores – olhem para dentro da instituição, avaliem e analisem os resultados que apresentam à sociedade como um todo e utilizem essa experiência para aplicar na avaliação de políticas públicas, não só propondo mudanças, mas antes de tudo sendo a transformação piloto, o exemplo e o farol para as demais instituições públicas e para a sociedade. | |
dc.description.abstractalternative | This paper aims to study the stage of the institutional capacity development process in the Federal Senate while implementing the Public Policy Evaluation Program in its work routine. Do the Federal Senate departments responsible for implementing this Program naturally absorb this new routine in their work processes? Are there opportunities for further changes in the institutional setting? Has this implemented routine improved the effectiveness of the Federal Senate in its task of overseeing the execution of governmental public policies? With the hypothesis that there is evidence of positive contribution to expand the development of the Federal Senate's institutional capacity to supervise the Executive Branch, the research conceptualizes the evaluations carried out by the Education, Culture and Sports Commission (EC), from 2015 to 2018. Conducts interviews with institutional actors relevant to program implementation. Divided as follows, apart from introduction and conclusion. The first chapter contains the description of the policy itself, its conceptual basis, the institutional motivation to institute this public policy evaluation routine, as well as the manuals that guided the first evaluation actions and the debates present in previous works that anticipate the discussion of program performance. The second chapter presents concepts related to the development of the institutional capacity of the Legislative Power in its basic functions: representative, legislative and executive power oversight. The third chapter clarifies the methodology used in the research, case study, with document analysis and interviews. The fourth chapter contains results and analyzes of the information sources searched. The paper concludes that in order to reach higher stages in this role, it is essential that the members of the Federal Senate - the senators, their servants and other collaborators - look inside the institution, evaluate and analyze the results they present to society as a whole and use this experience in the evaluation of public policies, not only proposing changes, but first and foremost being the pilot transformation, the example and the beacon for other public institutions and society. | |
dc.description.graduateprogram | Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento | |
dc.description.serie | Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Desenvolvimento - Terceira Turma | |
dc.format.extent | 52 | |
dc.identifier.citation | VITERBO, José Ricardo Soares. O ciclo de políticas públicas e o papel de avaliação do Senado Federal – a atuação das comissões temáticas. 2019. 52 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento) – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Brasília, DF, 2019. | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/19113 | |
dc.language.iso | por | |
dc.location.city | Brasília | |
dc.location.country | BR | |
dc.publisher | Ipea | |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada | |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | |
dc.rights.type | Licença Padrão Ipea | |
dc.source.urlsource | https://www.ipea.gov.br/portal/dissertacoes-apresentadas | |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento institucional | |
dc.subject.keyword | Aprendizagem organizacional | |
dc.subject.keyword | Senado Federal | |
dc.subject.keyword | Avaliação | |
dc.subject.otherlanguages | Institutional Development | |
dc.subject.otherlanguages | Organizational learning | |
dc.subject.otherlanguages | Evaluation | |
dc.subject.vcipea | Órgãos Legislativos | |
dc.subject.vcipea | Políticas Públicas | |
dc.title | O Ciclo de políticas públicas e o papel de avaliação do Senado Federal : a atuação das comissões temáticas | |
dc.title.scholar | O Ciclo de políticas públicas e o papel de avaliação do Senado Federal: a atuação das comissões temáticas | |
dspace.entity.type | Publication | |
ipea.description | Coleção: Administração Pública. Governo. Estado | |
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