Publicação: Dimensão das inadequações habitacionais, custos, impactos e relações com os objetivos de desenvolvimento sustentável : subsídios para um programa nacional de melhorias habitacionais
Carregando...
Paginação
Primeira página
Última página
Data
item.page.date.journal
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Brasil
Cobertura temporal
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Titulo alternativo
Nota Técnica n. 40 (Dirur) : Dimensão das inadequações habitacionais, custos, impactos e relações com os objetivos de desenvolvimento sustentável : subsídios para um programa nacional de melhorias habitacionais
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
Esta Nota Técnica tem como objetivo principal apontar e evidenciar as relações entre melhorias habitacionais e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Esse exercício permite identificar a vinculação entre indicadores já utilizados para o monitoramento e a avaliação dos ODS no Brasil, e as ações que compõem a modelagem programática do que pode vir a se tornar uma política pública, integral e integrada, de melhorias habitacionais no Brasil. tem como objetivo enunciar brevemente o que se entende por melhorias habitacionais. Em seguida, discorre-se sobre os impactos das melhorias habitacionais. Já a terceira seção apresenta um quadro que relaciona ações e impactos das melhorias habitacionais aos ODS e seus indicadores. A quarta seção apresenta notas metodológicas e os objetivos da quantificação/qualificação das precariedades, apresenta totalizações iniciais das inadequações e custos, e aponta para necessidades de aprimoramento dos dados (busca de indicadores adaptados e mensuráveis). Encerra-se com a quinta seção, que sumariza como a construção de uma estrutura programática para a melhoria habitacional pode contribuir para a transversalidade das agendas urbana, social, econômica e ambiental, corroborando com o atingimento das metas pactuadas no contexto da Agenda 2030.
Resumo traduzido
organization.page.description
Sobre o pesquisador
Endereço de Email
ORCID
Lattes
Google Scholar ID
Web of Science ResearcherID
Scopus ID
Informações sobre o projeto
project.page.project.productdescription
Vocabulário Controlado do Ipea
Palavras-chave traduzidas
JEL
Citação
BALBIM, Renato Nunes; KRAUSE, Cleandro Henrique; SANTIAGO, Cristine Diniz; CUNHA, Luis Felipe Bortolatto da. Dimensão das inadequações habitacionais, custos, impactos e relações com os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS): subsídios para um programa nacional de melhorias habitacionais Brasília, DF: Ipea, out. 2023. (Dirur: Nota Técnica).