Publicação: A colonização oficial na Amazônia nos anos 80
Carregando...
Arquivos
Paginação
Primeira página
Última página
Data
Data de publicação
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Pará, Brasil
Região Amazônica, Brasil
Região Amazônica, Brasil
Cobertura temporal
Anos 80
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
Licença Padrão Ipea: é permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.
Titulo alternativo
Texto para Discussão (TD) 207: A colonização oficial na Amazônia nos anos 80, The Amazon official colonization in the 80s
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
Análise da fixação, acumulação e composição dos ativos agrícolas dos colonos em três locais de colonização oficial ao longo da Transamazônica no Estado do Pará - Pacal, Anapu e Pacajá - nos anos 80, com base em pesquisas de campo realizadas em 1981 e 1989. Houve uma fixação média de colonos de 55% relativa a amostra original, com taxas de acumulação elevadas com respeito às oportunidades, no restante da economia. No entanto, essa acumulação deu-se não como resultado da produção agrícola, mas, sobretudo, como resultado da apreciação especulativa das terras nas localidades visitadas. Houve crescente abandono, não de lotes inteiros, o que caracterizaria uma taxa de abandono maior do que a observada, mas de áreas desmatadas dentro dos lotes, o que implica um elevado custo ecológico para uma colonização pouco produtiva. Dadas as fortes pressões sobre os preços relativos da fronteira - altistas para os preços da terra e dos insumos; depressivos para os preços dos produtos agrícolas - a colonização amazônica requer um esforço intensivo de elevação da produtividade agrícola do pequeno produtor, sem o que ela se reduz a um mero repasse de um ativo em valorização: a terra.
