Publicação: Mecanismos e experiências de correção do fluxo escolar no ensino fundamental
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Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
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Acesso Aberto
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Texto para Discussão (TD) 1032: Mecanismos e experiências de correção do fluxo escolar no ensino fundamental, Mechanisms and experiences in elementary school flow correction
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Resumo
Este texto descreve mecanismos e experiências de correção do fluxo escolar praticados no Ensino Fundamental público, por sistemas estaduais e municipais de educação, identificados em Oficina de Trabalho sobre a questão, promovida pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Tal Oficina foi realizada no contexto da proposta de pesquisa para o mapeamento desses programas e de seus resultados, realizados pelas Unidades Federadas, e teve por objetivo colher subsídios sobre os principais conceitos, as dimensões e os processos praticados na correção do fluxo escolar e na eliminação da distorção idade–série no Ensino Fundamental, a fim de embasar o desenho de instrumentos para o levantamento de informações (coleta de dados) dessa pesquisa.
Os temas tratados neste trabalho estão sistematizados e ordenados nas seguintes seções: 1) Introdução; 2) Um panorama sobre a correção da distorção idade–série; 3) Dados sobre a educação brasileira; 4) Questões conceituais e metodológicas relacionadas à correção do fluxo escolar; 5) Experiências de correção da distorção idade-série; 6) Questões a serem consideradas nos estudos de avaliação dos mecanismos de correção da distorção idade–série; 7) Conclusões; e 8) Recomendações finais.
Resumo traduzido
This document describes mechanisms and practices for the correction of students’ flux at the Public Elementary Education schools, implemented at state and municipal educational systems. The information here presented was a result of a Workshop about the Mechanisms of Correction of Students Flux, organized by Ipea, with the objective of systematizing concepts and methodology regarding such practice, as viewed by experts in the area, as a means to subsidize a research project related to such programs.
The themes developed in the Workshop are organized in the following aspects: i) the context of discussion on the mechanisms of students’ flux correction; ii) data about Brazilian education; iii) conceptual and methodological aspects related to mechanisms for the correction of age-grade distortion; iv) experiences of correction of age-grade distortion; v) basic issues related to the evaluation of mechanisms of student’s flux correction; vi) conclusions and suggestions; and vii) final recommendations.
