Publicação:
Diagnóstico e desempenho recente dos programas federais de transporte público e mobilidade urbana

dc.contributor.authorPereira, Rafael Henrique Moraes
dc.contributor.authorBarros, Ana Paula Borba Gonçalves
dc.contributor.authorMorais, Maria da Piedade
dc.contributor.authorRego, Paulo Augusto
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.temporal2003-2008pt_BR
dc.date.accessioned2015-04-07T15:20:15Z
dc.date.available2015-04-07T15:20:15Z
dc.date.issued2009
dc.date.portal2009
dc.description.abstractEste capítulo apresenta análise de dois dos principais programas desenvolvidos pelo Ministério das Cidades (MCidades) no âmbito da Política Nacional de Mobilidade Urbana Sustentável: o Programa Mobilidade Urbana e o Programa de Descentralização dos Sistemas de Transporte Ferroviário Urbano de Passageiros. Inicialmente, resgatam-se três aspectos relevantes para a compreensão da atual situação da mobilidade urbana nas médias e grandes cidades brasileiras, tais como: i) mudança de abordagem da política federal no enfrentamento da questão do transporte e da mobilidade urbana observada nas últimas três décadas; ii) avanço das leis e normas jurídicas que tratam deste tema; e iii) breve diagnóstico das condições de mobilidade neste grupo de cidades entre 2003 e 2007. Em seguida, apresenta-se análise sintética dos programas do MCidades supracitados. Esta abarca o período 2004-2008 e destaca, além de características básicas dos programas – objetivo, público alvo, tipo de ações envolvidas etc. –, a coerência com a Política Nacional de Mobilidade Urbana Sustentável e o desempenho em termos financeiros. O presente trabalho apresenta-se mais como exercício de análise da política ao longo destes últimos anos do que como avaliação de política pública propriamente dita. O estudo expõe que a trajetória da política de mobilidade foi marcada por certa instabilidade institucional, o que prejudicou sobremaneira as condições de mobilidade nas cidades brasileiras. Percebe-se ainda que, apesar de haver processo de retomada da institucionalização da política de transporte urbano ao final da década de 1990 com a criação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano da Presidência da República (Sedu), os desafios presentes para a questão da mobilidade urbana permanecem ainda sem enfrentamento adequado com políticas que sejam integradas em nível interinstitucional e coerentes em nível intersetorial. Ao final, são realizadas algumas considerações sobre os programas analisados, bem como as tendências e os desafios que se colocam para o setor de transporte urbano no Brasil.pt_BR
dc.description.otherCapítulo publicado em: Brasil em desenvolvimento 2009 : Estado, planejamento e políticas públicas. Brasília: Ipea, 2009. (Volume 2)pt_BR
dc.description.otherp. 451-469 : il.pt_BR
dc.description.otherPossui referências bibliográficaspt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3692
dc.language.isoporpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.relation.referenceshttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3078pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto, desde que obrigatoriamente citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são rigorosamente proibidas.pt_BR
dc.rights.typeLicença Comumpt_BR
dc.subject.keywordTransporte públicopt_BR
dc.subject.keywordMobilidade urbanapt_BR
dc.subject.keywordPrograma mobilidade urbanapt_BR
dc.subject.keywordPrograma de descentralização dos sistemas de transporte ferroviário urbano de passageirospt_BR
dc.subject.keywordPolítica Nacional de Mobilidade Urbana Sustentávelpt_BR
dc.titleDiagnóstico e desempenho recente dos programas federais de transporte público e mobilidade urbanapt_BR
dc.title.alternativeDiagnosis and recent performance of federal programs for public transport and urban mobilitypt_BR
dc.typeBook partpt_BR
dspace.entity.typePublication
ipea.classificationTransportespt_BR

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