Publicação:
Impact of bus lanes on the speed of other vehicles in São Paulo

dc.contributor.authorOliveira, Rafael Martins de
dc.contributor.authorPrince, Diogo de
dc.contributor.authorMachado, Eduardo Luiz
dc.contributor.authorAraújo, Veneziano de Castro
dc.coverage.spatialBrasil - São Paulopt_BR
dc.coverage.temporal2010-2015pt_BR
dc.date.accessioned2024-03-11T13:37:20Z
dc.date.available2024-03-11T13:37:20Z
dc.date.issued2023-03
dc.date.portal2023-03
dc.description.abstractNós analisamos o efeito da política de faixa de ônibus em São Paulo entre 2010 e 2015. Nosso foco é o impacto dessa política na velocidade dos veículos nas outras faixas. Nós utilizamos o modelo de diferenças em diferenças para avaliar o efeito dessa política. O efeito médio da política de faixa de ônibus é não afetar a velocidade dos veículos nas outras faixas. Nós também encontramos que o efeito não é homogêneo e varia de acordo com a região da cidade e o tipo de faixa de ônibus (dedicada ou intermitente). Os efeitos estimados variam entre 0% e 15% considerando tais heterogeneidades. Em relação às implicações da política, nosso resultado do efeito da faixa de ônibus associada com seu custo reduzido apoia a política de mobilidade urbana como adequada para grandes cidades em países em desenvolvimento.pt_BR
dc.description.abstractalternativeWe evaluate the effect of the bus lanes policy in São Paulo between 2010 and 2015. Our focus is the impact of this policy on vehicle speed in other lanes. We use a difference-in-differences model to evaluate the effect of this policy. We find that the average effect of the bus lanes policy is not to affect vehicle speed in other lanes. We also find that the effect is not homogeneous and varies according to the city zone and bus lane operating time (dedicated or intermittent). The estimated effects according to these factors range from 0% to 15%. Regarding policy implications, our result of the bus lane effects associated with its reduced cost supports this urban mobility policy as suitable for large cities in developing countries.pt_BR
dc.description.otherArtigo publicado em: Planejamento e Políticas Públicas (PPP): n. 65, jan./mar. 2023.pt_BR
dc.description.otherp. 47-74 : il.pt_BR
dc.description.otherResumos em português, inglês e espanhol.pt_BR
dc.description.otherPossui apêndices.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Rafael Martins de; PRINCE, Diogo de; MACHADO, Eduardo Luiz; ARAÚJO, Veneziano de Castro. Impact of bus lanes on the speed of other vehicles in São Paulo. Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, n. 65, p. 47-74, jan./mar. 2023. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/ppp65art2pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13144
dc.language.isoengpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.relation.referenceshttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13038pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.rights.typeLicença Comumpt_BR
dc.source.urlsourcehttp://www.ipea.gov.br/ppppt_BR
dc.subject.keywordMobilidade urbanapt_BR
dc.subject.keywordFaixa de ônibuspt_BR
dc.subject.keywordPolítica públicapt_BR
dc.subject.keywordDiferenças em diferençaspt_BR
dc.subject.vcipeaTransporte Públicopt_BR
dc.subject.vcipeaPolítica de Transportept_BR
dc.titleImpact of bus lanes on the speed of other vehicles in São Paulopt_BR
dc.title.alternativeImpacto dos corredores de ônibus na velocidade de outros veículos em São Paulopt_BR
dc.title.alternativeImpacto de los carriles bus en la velocidad de otros vehículos en São Paulopt_BR
dc.typeJournal articlept_BR
dspace.entity.typePublication
ipea.classificationTransportespt_BR
relation.isJournalIssueOfPublication8b6e134f-9215-4d35-ad6e-48eca0577ef8
relation.isJournalIssueOfPublication.latestForDiscovery8b6e134f-9215-4d35-ad6e-48eca0577ef8

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ppp_n65_Artigo2_impact_of_bus_lanes.pdf
Tamanho:
1.68 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais