Publicação: Do Capital humano ao salário-eficiência : uma aplicação para analisar os diferenciais de salários em cinco ramos manufatureiros da grande São Paulo
Carregando...
Paginação
Primeira página
Última página
Data
Data de publicação
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
São Paulo
Cobertura temporal
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras:
a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas;
b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e
c) A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br)
É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.
Titulo alternativo
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
Este artigo busca analisar, a partir das teorias do capital humano, do mercado interno de trabalho e do salário-eficiência, os determinantes do nível e do diferencial de salários para cinco gêneros manufatureiros da Grande São Paulo. Foram estimadas equações de salário e, através de stepwise, constatou-se que tanto as variáveis que buscam captar a acumulação de capital humano coma aquelas que estão associadas à presença de mercados internos de trabalho e a teoria do salário-eficiência são relevantes na determinação salarial.
Resumo traduzido
The aim this paper is to analyze the reasons for wages differentials in five manufacturing branches of the Greater São Paulo – Communication and Electronics, Transport Material, Chemicals, Furniture, leather and Furs – in the 1987. The theoretical approaches were given by the human capital, labor market segmentation and efficiency-wage theories. The empirical procedure was an estimation of five earnings functions, one for each manufacturing branch, based on a sample composed of about 3000 individually disaggregated observation proceeded from Rais (Relação Anual de Informações Sociais). The variables associated with labor supply were statistically significant for all branches and the results were also consistent with the labor market segmentation theories and efficiency-wage theories.
