Publication:
Estrutura industrial e progresso técnico na produção de laticínios

Loading...
Thumbnail Image

item.page.format.extent

item.page.description.firstpage

item.page.description.lastpage

82

Date

Publication data

item.page.date.series

item.page.date.event

item.page.organization.date

item.page.date.submitted

item.page.project.date

item.page.description.edition

Language

por

item.page.coverage.spatial

Brasil

item.page.coverage.temporal

item.page.location.country

BR

organization.page.location.country

item.page.type.events

item.page.type

item.page.degree.level

item.page.source.urlsource

ISBN

ISSN

DOI

dARK

item.page.project.ID

item.page.project.productID

Copyright Holder

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Access to Information

Acesso Aberto

Terms of Use

É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.

item.page.title.alternative

item.page.organization.alternative

item.page.name.variant

item.page.contributor.author

Advisor

item.page.contributor.editor

item.page.contributor.thesiscommitee

item.page.contributor.organizer

item.page.contributor.coordinator

item.page.contributor.other

item.page.relation.ispartofseries

Speaker / Moderator / Discussant

Abstract

Analisa a estrutura industrial e o progresso técnico na produção de laticínios no Brasil, investigando as formas de incorporação de inovações tecnológicas e sua relação com a dinâmica competitiva do setor. Os autores examinam a evolução tecnológica da indústria, os processos produtivos dos principais derivados do leite, a produção de equipamentos para laticínios, a expansão e a configuração estrutural do setor, bem como as diferentes formas de concorrência existentes nos subsetores de leite para consumo, leite em pó e queijos. O estudo destaca a importância econômica da atividade, sua articulação com a agropecuária e os condicionantes tecnológicos que influenciam a modernização produtiva, culminando na apresentação de resultados empíricos e sugestões de política tecnológica para o segmento.

item.page.description.abstractalternative

organization.page.description

person.page.description

Email Address

person.page.identifier.orcid

person.page.identifier.lattes

person.page.identifier.gsid

person.page.identifier.rid

person.page.identifier.scopus-author-id

project.page.project.description

project.page.project.productdescription

item.page.subject.otherlanguages

Citation

PIRES, Eginardo; BIELSCHOWSKY, Ricardo. Estrutura industrial e progresso técnico na produção de laticínios. In: PIRES, Eginardo; BIELSCHOWSKY, Ricardo; FIGUEIREDO, Célia Maria Poppe de. Dois estudos sobre tecnologia de alimentos. Rio de Janeiro: Ipea, 1978. p. 5 - 82. (Série Monográfica, 27). Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/20865

item.page.description.version

Description

Estudo relativo ao quadro tecnológico existente na indústria alimentícia brasileira objetivando gerar conhecimentos sobre o progresso técnico na economia brasileira e fornecer subsídios à atuação da FINEP e demais instituições que atuam na área de ciência e tecnologia. Este trabalho dá continuidade ao programa sobre "progresso técnico e estrutura industrial", desenvolvido pela FINEP. Colaboração de Bruno Christensen.

item.page.description.series

item.page.relation.replaces

Final version of this publication

item.page.relation.references

organization.page.relation.references

Book Chapter

Item type:book.listelement.badge,
Dois estudos sobre tecnologia de alimentos
(Ipea, 1978) Pires, Eginardo; Bielschowsky, Ricardo; Figueiredo, Célia Maria Poppe de; Eginardo Pires; Ricardo Bielschowsky; Célia Maria Poppe de Figueiredo
O texto apresenta dois estudos que analisam a geração e a absorção de tecnologia na indústria de alimentos no Brasil, destacando, no primeiro, a relação entre estrutura industrial e progresso técnico no setor de laticínios, com foco nas diferenças entre segmentos como leite pasteurizado, leite em pó e queijo, na influência da baixa produtividade agropecuária e na importância da inovação de produtos e da incorporação de know-how externo; no segundo, examina-se a atuação dos institutos de pesquisa em tecnologia de alimentos, evidenciando limitações como falta de planejamento integrado, pouca articulação com o setor produtivo e carência de pesquisas voltadas aos alimentos básicos da população, sendo ambos complementares ao mostrar a interdependência entre oferta tecnológica e demanda das unidades produtivas.

Primary Version

Events

News

REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais