Publicação: Prefácio 2 : Políticas regionais no Brasil : governança nos fundos constitucionais de financiamento
Carregando...
Paginação
Primeira página
11
Última página
13
Data
Data de publicação
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Brasil
Cobertura temporal
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Titulo alternativo
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Autor(a)
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
O texto analisa o papel dos fundos constitucionais de financiamento no enfrentamento das desigualdades regionais no Brasil, destacando sua relevância como instrumentos da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) e os desafios associados à sua governança, coordenação e efetividade. A obra Políticas Regionais no Brasil: governança nos fundos constitucionais de financiamento, organizada por Rodrigo Portugal e Ronaldo Vasconcelos e editada pelo Ipea, examina os fundos do Norte (FNO), Nordeste (FNE) e Centro-Oeste (FCO), evidenciando que, embora sejam essenciais para a geração de emprego e renda, apresentam limitações decorrentes de arranjos institucionais complexos, sobreposição de competências, captura por interesses setoriais e fraca articulação com os objetivos da PNDR. Os capítulos mostram que os impactos dos fundos variam conforme os contextos socioeconômicos regionais e setoriais, o que inviabiliza análises uniformes, e apontam a necessidade de aperfeiçoar normas, processos decisórios e mecanismos de coordenação para ampliar a efetividade desses instrumentos, alinhar sua aplicação à política regional e fortalecer sua contribuição para a redução das desigualdades estruturais no país.
Resumo traduzido
organization.page.description
Sobre o pesquisador
Endereço de Email
ORCID
Lattes
Google Scholar ID
Web of Science ResearcherID
Scopus ID
Informações sobre o projeto
project.page.project.productdescription
Vocabulário Controlado do Ipea
Palavras-chave
Palavras-chave traduzidas
JEL
Citação
ROCHA NETO, João Mendes da. Prefácio 2. In: PORTUGAL, Rodrigo; VASCONCELOS, Ronaldo (org.). Políticas regionais no Brasil: governança nos fundos constitucionais de financiamento. Rio de Janeiro: Ipea, 2025. p. 11-13. DOI: https://dx.doi.org/10.38116/9786556350929pref2
