Publicação: Inflação e ativos financeiros no Brasil: uma explicação da técnica de auto-regressões vetoriais
Carregando...
Arquivos
Paginação
Primeira página
Última página
Data
item.page.date.journal
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Brasil
Cobertura temporal
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
Licença Padrão Ipea: é permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.
Titulo alternativo
Textos para Discussão Interna (TD) 170: Inflação e ativos financeiros no Brasil: uma explicação da técnica de auto-regressões vetoriais, Inflation and financial assets in Brazil: a technical explanation of vector auto-regression
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Autor(a)
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
Neste artigo estima uma Auto-Regressão Vetorial (ARV), utilizando-se variáveis macroeconômicas brasileiras, com vistas à obtenção de alguns "fatos estilizados" (stylized facts) a respeito da interdependência estatística e dinâmica, no Brasil, entre a taxa de inflação e a taxa de crescimento de alguns ativos financeiros. Modelos como o estimado podem ser utilizados na identificação do impacto de políticas econômicas alternativas. Mostra-se, por exemplo, que os choques na "equação de oferta de moeda" são similares aos esperados por um "monetarista convencional", no que diz respeito a seus efeitos em outras variáveis de modelo. Faz uma exposição da técnica de Auto-Regressões Vetoriais (ARVs), sugerida por Sims (1980), e descreve um método bayesiano de estimação de ARVs semelhante ao proposto em Doan, Litterman e Sims (1984).