Publicação:
Good news, bad news or just news : how UK broadsheets project Brazil

Carregando...
Imagem de Miniatura

Paginação

Primeira página

Última página

Data de publicação

Data da Série

Data do evento

Data

Data de defesa

Data

Edição

Idioma

por

Cobertura espacial

Brasil

Cobertura temporal

2013-2016

País

BR

organization.page.location.country

Tipo de evento

Grau Acadêmico

ISBN

ISSN

DOI

dARK

item.page.project.ID

item.page.project.productID

Detentor dos direitos autorais

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

Acesso à informação

Acesso Aberto

Termos de uso

É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.

Titulo alternativo

Boas notícias, más notícias ou apenas notícias : como os broadsheets do Reino Unido projetam o Brasil, Buenas noticias, malas noticias o solo noticias : como los broadsheets del Reino Unido proyectan Brasil, Bonnes nouvelles, mauvaises nouvelles ou nouvelles : comment les journaux britanniques projettent-ils le Brésil?

item.page.organization.alternative

Variações no nome completo

Orientador(a)

Editor(a)

Organizador(a)

Coordenador(a)

item.page.organization.manager

Outras autorias

Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)

Coodenador do Projeto

Resumo

Na atual dinâmica economia global, os países enfrentam cada vez mais pressão para defender suas reputações. A comunicação desempenha um papel significativo nesse sentido, e muitos veículos frequentemente relatam assuntos de outros países. O objetivo deste artigo é explorar e analisar a reputação do Brasil conforme projetada em artigos de notícias internacionais. Para ampliar o entendimento sobre a reputação do país com base em jornais, foram exploradas 1.452 reportagens sobre o Brasil. Os artigos foram coletados em jornais “broadsheet” do Reino Unido em quatro anos (2013, 2014, 2015 e 2016) e foram categorizados segundo duas dimensões e três classificações (positiva, neutra e negativa). O estudo constatou que a dimensão Economia, Exportação e Negócios foi usada com mais frequência. Além disso, a análise encontrou a publicação da maioria das notícias negativas. O artigo contribui para os governos em termos de destacar as melhorias dos países e priorizar políticas públicas que possam mitigar as imagens negativas decorrentes do exterior.

Resumo traduzido

In this dynamic global economy countries face increasing pressure to uphold their reputations. Communications play a significant role in this regard, and many outlets frequently report on other countries’ affairs. The aim of this paper is to explore and analyse the reputation of Brazil as projected in international news outlets. To build understanding on country reputation based on newspapers, 1,452 news articles about Brazil were explored. The articles were collected from the United Kingdom broadsheet newspapers in four years (2013, 2014, 2015 and 2016) and were categorised according to two dimensions and three classifications (positive, neutral and negative). The study found that the ‘Economic, Exports and Business’ dimension was used more often. Furthermore, the analysis found the publication of a majority of negative news. The paper contributes to governments in terms of highlighting the countries’ improvements and prioritising public policies that can mitigate the negative images stemming from foreign.

organization.page.description

Sobre o pesquisador

Endereço de Email

ORCID

Lattes

Google Scholar ID

Web of Science ResearcherID

Scopus ID

Informações sobre o projeto

project.page.project.productdescription

Vocabulário Controlado do Ipea

Palavras-chave traduzidas

JEL

Citação

MARIUTTI, Fabiana; TENCH, Ralph; BUARQUE, Daniel. Good news, bad news or just news: how UK broadsheets project Brazil. Planejamento e Políticas Públicas, Brasília, n. 54, p. 230-263, jan./jun. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/ppp54art10

Aviso

Notas

Série / coleção

Versão preliminar

Versão final dessa publicação

Faz parte da série

Publicações relacionadas / semelhantes

organization.page.relation.references

Livros

Publicações

Faz parte da série

Eventos relacionados

Volumes

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais