Publicação:
Educação superior: uma comparação internacional e suas lições para o Brasil

dc.contributor.authorVonbun, Christian
dc.contributor.authorMendonça, João Luis de Oliveira
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.date.accessioned2013-06-14T16:51:19Z
dc.date.available2013-06-14T16:51:19Z
dc.date.issued2012-03
dc.date.portal2012-03
dc.description.abstractNeste Texto para Discussão, compara-se, usando dados de 2006, o sistema brasileiro de educação superior com o de cinco países bem-sucedidos nesta área, que realizaram esforços consideráveis de expansão da educação superior. Os resultados sugerem trade-offs entre os objetivos de acesso e equidade, por um lado, e de qualidade e custo, por outro. Isto implica a necessidade do estabelecimento de prioridades. O sistema que mais se destacou foi o norte-americano, seguido pelo britânico. Contudo, não se pode garantir que estes sistemas sejam facilmente replicáveis, inclusive em seus resultados. As principais recomendações de políticas para o Brasil são: a elevação da eficiência do sistema público de ensino superior, por meio da implantação de mecanismos de incentivos similares aos da pós-graduação; o aumento relativo do pagamento de bolsas e da concessão de financiamentos para estudos no setor privado; e o investimento massivo nos níveis inferiores, como forma de elevar a equidade do sistema.pt_BR
dc.description.abstractalternativeIn this paper we compare the Brazilian tertiary education system to the ones in five well-succeeded countries that have promoted significant efforts to develop their higher education, using 2006 data. The results suggest trade-offs between the goals of access and equity, on the one hand, and of quality and cost, in the other. This implies the need for the establishment of priorities. The main highlight was the American system, followed by the British. Though, it is not possible to ensure that these systems, or their results, can be replicated. The main policy recommendations for Brazilian undergraduate education are: the promotion of efforts create an incentive mechanism similar to those present in graduate education, mainly in order to increase the efficiency of the Brazilian public institutions; the relative increase of state-funded scholarships and loans for students heading for the private sector and the heavy investment on the lower levels of education, as a way to elevate the equity of the system.pt_BR
dc.description.otherSérie monográfica: Texto para Discussão : 1720pt_BR
dc.description.other102 p. : il.pt_BR
dc.description.otherReferências bibliográficas: possui referências bibliográficaspt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1211
dc.language.isoporpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.rights.typeLicença Comumpt_BR
dc.subject.keywordEnsino superiorpt_BR
dc.subject.keywordSistema de educação superiorpt_BR
dc.subject.keywordPolíticas educacionaispt_BR
dc.titleEducação superior: uma comparação internacional e suas lições para o Brasilpt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 1720: Educação superior: uma comparação internacional e suas lições para o Brasilpt_BR
dc.title.alternativeHigher Education: an international comparison and its lessons for Brazilpt_BR
dc.typeWorking paperpt_BR
dspace.entity.typePublication
ipea.classificationEducaçãopt_BR

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
TD_1720.pdf
Tamanho:
2.64 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais