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Estimating the college income premium accounting for cognitive and non-cognitive latent skills

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Estimando o prêmio de renda do ensino superior considerando as habilidades latentes cognitivas e não cognitivas

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Resumo

In this paper, we estimate the returns to higher education in Brazil, controlling for the effects of latent abilities. We leverage a unique data that measures cognitive and noncognitive abilities to estimate a structural factor model that accounts for the effects of latent cognitive and non cognitive skills. We find that college returns are on average 43% and they are positive even for the lowest levels of cognitive and non-cognitive skills. Additionally, both cognitive and non-cognitive skills influence the probability of having college education, but cognitive abilities have a larger effect. Among the college educated workers, cognitive skills are more important for earnings, but among the unskilled workers, non-cognitive skills are more rewarded.

Resumo traduzido

Neste artigo, estimamos os retornos de renda da educação superior no Brasil, controlando pelos efeitos das habilidades latentes. Utilizamos um conjunto de dados único que mede habilidades cognitivas e não cognitivas para estimar um modelo estrutural de fatores que leva em conta esses efeitos. Nossos resultados indicam que o retorno da educação superior é, em média, de 43%, sendo positivo mesmo para os menores níveis de habilidades cognitivas e não cognitivas. Além disso, ambas as habilidades influenciam a probabilidade de obter ensino superior, mas as habilidades cognitivas têm um efeito maior. Entre os trabalhadores com ensino superior, as habilidades cognitivas são mais relevantes para os rendimentos, enquanto entre os trabalhadores não qualificados, as habilidades não cognitivas são mais recompensadas.

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Palavras-chave traduzidas

Habilidades cognitivas, Habilidades não cognitivas, Educação, Heterogeneidade não observada, Renda

Citação

LEE, Marcos Ki Hyung; KOMATSU, Bruno Kawaoka; MENEZES FILHO, Naercio. Estimating the college income premium accounting for cognitive and non-cognitive latent skills. Pesquisa e Planejamento Econômico, Brasília, v. 55, n. 2, p. 9-36, ago. 2025. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/ppe55n2art1.

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