Publicação:
Estimating the college income premium accounting for cognitive and non-cognitive latent skills

dc.contributor.authorLee, Marcos Ki Hyung
dc.contributor.authorKomatsu, Bruno Kawaoka
dc.contributor.authorMenezes Filho, Naercio
dc.contributor.scholarMarcos Ki Hyung Lee
dc.contributor.scholarBruno Kawaoka Komatsu
dc.contributor.scholarNaercio Menezes Filho
dc.date.accessioned2025-12-03T18:43:20Z
dc.date.available2025-12-03T18:43:20Z
dc.date.issued2025-08
dc.date.portal2025-08
dc.description.abstractIn this paper, we estimate the returns to higher education in Brazil, controlling for the effects of latent abilities. We leverage a unique data that measures cognitive and noncognitive abilities to estimate a structural factor model that accounts for the effects of latent cognitive and non cognitive skills. We find that college returns are on average 43% and they are positive even for the lowest levels of cognitive and non-cognitive skills. Additionally, both cognitive and non-cognitive skills influence the probability of having college education, but cognitive abilities have a larger effect. Among the college educated workers, cognitive skills are more important for earnings, but among the unskilled workers, non-cognitive skills are more rewarded.
dc.description.abstractalternativeNeste artigo, estimamos os retornos de renda da educação superior no Brasil, controlando pelos efeitos das habilidades latentes. Utilizamos um conjunto de dados único que mede habilidades cognitivas e não cognitivas para estimar um modelo estrutural de fatores que leva em conta esses efeitos. Nossos resultados indicam que o retorno da educação superior é, em média, de 43%, sendo positivo mesmo para os menores níveis de habilidades cognitivas e não cognitivas. Além disso, ambas as habilidades influenciam a probabilidade de obter ensino superior, mas as habilidades cognitivas têm um efeito maior. Entre os trabalhadores com ensino superior, as habilidades cognitivas são mais relevantes para os rendimentos, enquanto entre os trabalhadores não qualificados, as habilidades não cognitivas são mais recompensadas.
dc.description.firstpage9
dc.description.issue2
dc.description.lastpage36
dc.description.publicationtitlePesquisa e Planejamento Econômico (PPE)
dc.description.seriePPE 55
dc.description.volume55
dc.identifier.citationLEE, Marcos Ki Hyung; KOMATSU, Bruno Kawaoka; MENEZES FILHO, Naercio. Estimating the college income premium accounting for cognitive and non-cognitive latent skills. Pesquisa e Planejamento Econômico, Brasília, v. 55, n. 2, p. 9-36, ago. 2025. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/ppe55n2art1.
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.38116/ppe55n2art1
dc.identifier.urihttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/19644
dc.language.isoeng
dc.location.cityBrasília
dc.location.countryBR
dc.publisherIpea
dc.relation.ispartofhttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/19629
dc.rightsAcesso Aberto
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
dc.rights.typeLicença Comum
dc.source.urlsourcehttp://ppe.ipea.gov.br
dc.subject.jelJ Labor and Demographic Economics::J2 Demand and Supply of Labor::J24 Human Capital - Skills - Occupational Choice - Labor Productivity
dc.subject.jelD Microeconomics::D3 Distribution::D31 Personal Income, Wealth, and Their Distributions
dc.subject.jelI Health, Education, and Welfare::I2 Education and Research Institutions::I24 Education and Inequality
dc.subject.keywordCognitive skill
dc.subject.keywordNon-cognitive skill
dc.subject.keywordEducation
dc.subject.keywordUnobserved heterogeneity
dc.subject.keywordIncome
dc.subject.otherlanguagesHabilidades cognitivas
dc.subject.otherlanguagesHabilidades não cognitivas
dc.subject.otherlanguagesEducação
dc.subject.otherlanguagesHeterogeneidade não observada
dc.subject.otherlanguagesRenda
dc.subject.vcipeaEnsino Superior
dc.titleEstimating the college income premium accounting for cognitive and non-cognitive latent skills
dc.title.alternativeEstimando o prêmio de renda do ensino superior considerando as habilidades latentes cognitivas e não cognitivas
dc.title.scholarEstimating the college income premium accounting for cognitive and non-cognitive latent skills
dc.typeJournal Article
dspace.entity.typePublication
ipea.descriptionPPA 2025 Coleção: Educação

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
PPE_v55_n2_Artigo1_Estimating_college_Income.pdf
Tamanho:
964.97 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais