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Design thinking e políticas públicas : ampliando as possibilidades de diálogo

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2019-10-31

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Resumo

O objetivo dessa dissertação é fomentar e ampliar as possibilidades de diálogo entre design thinking e políticas públicas. O trabalho aborda o design thinking enquanto modelo mental e aporta elementos para um melhor entendimento sobre como esse tema tem se inserido na administração pública, como tem se relacionado com as teorias de policymaking e que novos elementos poderia agregar à forma de lidar com os desafios públicos, contribuindo para construção de melhores políticas. Para isso foi realizada uma revisão aprofundada da literatura de design e sua evolução até o campo das políticas públicas, incorporando-se muitas reflexões a partir da experimentação mais recente do uso do design thinking no setor público, no Brasil e no mundo. Observou-se que o design percorreu uma longa caminhada até amadurecer enquanto modelo mental (design thinking) e poder ser transposto a outras áreas, inclusive o governo. Inspirado na complexidade, não separa definição do problema de construção de solução, combina diferentes formas de raciocínio, faz uso de uma diversificada linguagem “material” como instrumento do pensar e tem seu processo de desenvolvimento guiado pela reflexão na ação. Constatou-se também que o design thinking entra no governo no âmbito de uma agenda mais ampla de experimentos para inovação que almeja gerar mais capacidade estatal para lidar com os wicked problems contemporâneos tanto por meio de melhorias na gestão de políticas existentes, como de promoção de transformações sociais mais profundas na forma do Estado atuar e interagir com a sociedade. Observou-se também que o design thinking tem se inserido no setor público mais como prática de um modelo mental inspirado na complexidade do que como uma nova teoria para o policymaking, carecendo de maior diálogo com o campo das políticas públicas. O trabalho conclui com a apresentação de um quadro comparativo que, para fins didáticos, destaca as principais diferenças entre a abordagem de policymaking proposta pelo design thinking e a abordagem racionalista-positivista (tradicional), essa última, ainda muito presente na prática de construção de políticas pela burocracia. Ao organizar o modo de pensar do design aplicado a um conjunto de categorias estratégicas para construção de políticas públicas faz-se um esforço de aproximação de linguagens entre a abordagem do design e abordagens consolidadas do policymaking, o que pode ser visto como um convite à ampliação do diálogo entre esses dois campos de estudo.

Resumo traduzido

The purpose of this dissertation was to foster and expand the possibilities of dialogue between design thinking and public policy. The paper approaches design thinking as a mental model and attempts to provide elements for a better understanding of the characteristics of this way of thinking, how this theme has been inserted in public administration, how it relates to policymaking theories and what new elements design thinking could add to the way of dealing with public challenges, contributing to the construction of better policies. To make this analysis, an in-depth review of the design literature and its evolution to the field of public policies was carried out, incorporating many reflections from the most recent experimentation of the use of design thinking in the public sector in Brazil and in the world. It was noted that design went a long way to maturing as a mental model (design thinking) and could be transposed to other areas, including the public sector. Inspired by complexity, it does not separate the problem definition, from the construction of solution, combines different forms of reasoning, makes use of a diversified “material” language as an instrument of thinking and has its development process guided by reflection in action. Design thinking has also been found to enter the government as part of a broader agenda of innovation experiments that aims to generate more state capacity to address contemporary wicked problems through improvements in existing policy management and promotion of deeper social transformations in the State way of acting and interacting with society. It was also observed that design thinking has been inserted in the public sector more as a practice of a mental model inspired by complexity than as a new theory for policymaking, requiring a greater dialogue with the public policy field. The paper concludes with the presentation of a comparative table that, for didactic purposes, highlights the main differences between the policy thinking approach proposed by design thinking and the rationalist-positivist (traditional) approach, the latter still very present in the practice of constructing policies by the bureaucracy. By organizing the design thinking applied to a set of strategic categories for public policy-making, an effort is made to approximate languages between the design approach and consolidated approaches to policymaking, which can be seen as an invitation to broaden the dialogue between these two fields of study.

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MENDONÇA, Leticia Koeppel. Design thinking e políticas públicas: ampliando as possibilidades de diálogo. 2019. 113 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento) – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Brasília, DF, 2019.

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