Publicação: Instabilidade macroeconômica, crescimento econômico a curto prazo e dependência externa de países em desenvolvimento
Carregando...
Paginação
Primeira página
Última página
Data
Data de publicação
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Brasil
Cobertura temporal
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a cópia, reprodução e distribuição de textos, imagens, dados e demais arquivos, no todo ou em parte, em qualquer formato ou meio desde que sejam observadas as seguintes regras: a) O uso do material copiado se destina apenas para fins educacionais, de pesquisa, pessoal, circulação interna ou outros usos não comerciais. Reproduções para fins comerciais são proibidas; b) O material deve ser reproduzido sem sofrer qualquer alteração ou edição de conteúdo em relação ao original; e A reprodução deve ser acompanhada da citação da fonte, no seguinte formato: Fonte: PPE (http://ppe.ipea.gov.br).
Titulo alternativo
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Autor(a)
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
Este trabalho apresenta um modelo agregado de análise da instabilidade macroeconômica e do crescimento a curto prazo de países em desenvolvimento. O modelo foi construído sobre o esquema da função IS, mas um dos principais resultados é que o ajustamento macroeconômico no setor real de alguns países em desenvolvimento não corresponde às expectativas que podem ser predominantes nos países desenvolvidos. De fato, nossa análise teórica e empírica mostra por que esses países em desenvolvimento estão sujeitos à inflação crônica e à dependência macroeconômica da entrada de capital externo. Nossa abordagem macroeconômica desses países também ajuda a esclarecer alguns aspectos do crescimento econômico a curto prazo que afetam a trajetória de expansão a longo prazo dessas economias.
