Publicação:
Dinâmica da violência e do crime na macrorregião norte do Brasil : o efeito das facções criminais

Carregando...
Imagem de Miniatura

Paginação

Primeira página

Última página

Data de publicação

Data da Série

Data do evento

Data

Data de defesa

Data

Edição

Idioma

por

Cobertura espacial

Macrorregião Norte do Brasil

Cobertura temporal

País

BR

organization.page.location.country

Tipo de evento

Grau Acadêmico

Fonte original

ISBN

ISSN

DOI

dARK

item.page.project.ID

item.page.project.productID

Detentor dos direitos autorais

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

Acesso à informação

Acesso Aberto

Termos de uso

É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.

Titulo alternativo

item.page.organization.alternative

Variações no nome completo

Orientador(a)

Editor(a)

Organizador(a)

Coordenador(a)

item.page.organization.manager

Outras autorias

Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)

Coodenador do Projeto

Resumo

Este texto visa contribuir com o diagnóstico da análise das dinâmicas de violência e criminalidade na macrorregião Norte do Brasil por meio da análise do papel das facções prisionais e criminais nesses fenômenos. A abordagem tem como ponto de partida o processo de faccionalização das dinâmicas prisionais e criminais brasileiras e utiliza documentos produzidos pelos grupos criminais, pela imprensa e pela literatura da área. Além das dimensões econômicas e das oportunidades de diversificação criminal encontradas na macrorregião Norte, especificamente as oportunidades conectadas aos crimes ambientais, a compreensão do cenário da violência e do crime implica uma abordagem que contemple a dimensão moral das disputas e conflitos envolvendo as facções criminais e as relações estabelecidas entre os grupos de caráter nacional e aqueles de abrangência local e regional.

Resumo traduzido

organization.page.description

Sobre o pesquisador

Endereço de Email

ORCID

Lattes

Google Scholar ID

Web of Science ResearcherID

Scopus ID

Informações sobre o projeto

project.page.project.productdescription

Vocabulário Controlado do Ipea

Palavras-chave traduzidas

JEL

Citação

DIAS, Camila Caldeira Nunes. Dinâmica da violência e do crime na macrorregião norte do Brasil: o efeito das facções criminais. Boletim de Análise Político-Institucional : dinâmicas da violência na região norte. Brasília, DF: Ipea, n. 36, p. 59-70, jan. 2024. ISSN 2237-6208. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/bapi36art4

Aviso

Notas

Série / coleção

Versão preliminar

Versão final dessa publicação

Faz parte da série

Publicações relacionadas / semelhantes

organization.page.relation.references

Livros

Publicações

Faz parte da série

Eventos relacionados

Volumes

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais