Publicação: Índices ponderados de agregados monetários para o Brasil
Carregando...
Arquivos
Paginação
Primeira página
Última página
Data
Data de publicação
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Brasil
Cobertura temporal
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
Licença Padrão Ipea: é permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.
Titulo alternativo
Texto para Discussão (TD) 210: Índices ponderados de agregados monetários para o Brasil, Weighted rates of monetary aggregates for Brazil
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Autor(a)
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
Um problema que surge frenquentemente em macroeconomia é a escolha de um agregado monetário mais apropriado para efeito de política monetária, mais especificamente para medir o grau de liquidez da economia. Como se sabe, os agregados monetários tradicionais - M1, M2, M3 e M4 - são somas simples de ativos financeiros heterogêneos, ou seja, com distintos graus de serviço monetário. Um agregador adequado, conforme proposto por William Barnett, seria o índice "Divisia" que obedece à teoria dos números índices e tem propriedade bastantes atrativas. Utilizando-se da metodologia proposta por Barnett, calculamos os índice "Divisa" para o agregado M4 (papel-moeda em poder do público + depósitos à vista + títulos federais em poder do público + depósitos de poupança + depósitos a prazo) para o Brasil com dados mensais referentes ao período 1980/89. Além de destacarmos as principais diferenças na taxas de variação deste índice, vis-à-vis aquelas do índice tradicional, mostramos que a sua velocidade de circulação varia, conforme esperado, na mesma direção da taxa de juros, enquanto que a velocidade de circulação da soma simples dos ativos caminha em direção oposta à da taxa de juros.
