Publicação:
Avaliação da cooperação Sul-Sul : uma análise comparada das perspectivas de avaliação do Brasil, Índia e África do Sul

dc.contributor.authorRizzo, Aline Duarte da Graça
dc.coverage.spatialBrasilpt_BR
dc.coverage.spatialÍndiapt_BR
dc.coverage.spatialÁfrica do Sulpt_BR
dc.date.accessioned2019-12-19T18:26:32Z
dc.date.available2019-12-19T18:26:32Z
dc.date.issued2019-11
dc.date.portal2019-11
dc.description.abstractNas últimas décadas a cooperação internacional no eixo Sul-Sul tem crescido substancialmente, mobilizando um amplo debate em setores públicos e privados, em grupos da sociedade civil, bem como no ambiente acadêmico. Com os crescentes fluxos de cooperação Sul-Sul (CSS), intensifica-se a demanda da comunidade internacional, bem como de atores domésticos, por mecanismos de prestação de contas e monitoramento. Se a demanda por avaliação é crescente, certamente os desafios não são poucos. Embora nos fóruns atuais seja notório o esforço de elaboração conjunta de métodos de monitoramento e avaliação a partir da perspectiva do Sul global, é igualmente evidente as clivagens entre os próprios países que o compõem. Ainda que os princípios da CSS sejam compartilhados, os diversos atores envolvidos partem de concepções por vezes distintas da cooperação que afetam diretamente suas narrativas e práticas. Nesse contexto, a partir dos casos de Brasil, Índia, e África do Sul, três questões orientam este trabalho: i) quais as propostas de avaliação da CSS de cada país; ii) em que medida tais propostas fortalecem um discurso de resistência aos métodos de avaliação do Norte; e iii) quais os caminhos até agora trilhados rumo à “equalização” dos métodos da avaliação no Sul global. A partir dessas questões, a hipótese central deste trabalho é que o debate da avaliação tem contornos e intensidade distintos em cada país. Tal variação justifica-se, por um lado, pelo nível de demanda por avaliação no plano doméstico, e por outro, pelos interesses de instrumentalização do debate enquanto espaço de resistência política. Os recentes debates evidenciam que mais do que alinhar os métodos de avaliação da cooperação Sul-Sul (CSS) aos seus princípios, busca-se tornar a própria avaliação um instrumento de resistência e contestação; mas por outro lado, para além das distinções de paradigmas, há o âmbito político das negociações que permeiam os debates e tomada de decisão no campo da avaliação.pt_BR
dc.description.otherSérie monográfica: Texto para Discussão ; 2523pt_BR
dc.description.other34 p.pt_BR
dc.description.otherPossui referências bibliográficaspt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9539
dc.language.isoporpt_BR
dc.location.countryBRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)pt_BR
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.pt_BR
dc.rights.typeLicença Comumpt_BR
dc.subject.keywordCooperação Sul-Sulpt_BR
dc.subject.keywordAvaliaçãopt_BR
dc.subject.vcipeaCooperação Internacionalpt_BR
dc.subject.vcipeaRelações Sul-Sulpt_BR
dc.subject.vcipeaAnálise Comparativapt_BR
dc.titleAvaliação da cooperação Sul-Sul : uma análise comparada das perspectivas de avaliação do Brasil, Índia e África do Sulpt_BR
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) 2523 : Avaliação da cooperação Sul-Sul : uma análise comparada das perspectivas de avaliação do Brasil, Índia e África do Sulpt_BR
dc.typeWorking paperpt_BR
dspace.entity.typePublication
ipea.classificationRelações Internacionaispt_BR

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