Publicação: Educação brasileira : panorama desde a Constituição Federal de 1988 e desafios persistentes, novos e porvindouros
dc.contributor.author | Nascimento, Paulo Meyer | |
dc.contributor.author | Campos, André Gambier | |
dc.contributor.author | Matijascic, Milko | |
dc.contributor.author | Rolon, Carolina Esther Kotovicz | |
dc.contributor.author | Turchi, Lenita Maria | |
dc.contributor.author | Codes, Ana Luiza Machado de | |
dc.contributor.author | Araújo, Herton Ellery | |
dc.contributor.author | Senkevics, Adriano Souza | |
dc.coverage.spatial | Brasil | |
dc.date.accessioned | 2025-07-18T20:01:17Z | |
dc.date.available | 2025-07-18T20:01:17Z | |
dc.date.issued | 2025-07 | |
dc.date.started | 2025-07 | |
dc.description.abstract | Desde a promulgação da Constituição Federal de 1988 (CF/1988), a educação brasileira passa por avanços significativos e enfrenta desafios persistentes. A CF/1988 estabeleceu a educação como direito de todos, organizando competências entre União, estados e municípios. Políticas públicas, como o Plano Nacional de Educação e o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), buscaram promover equidade e acesso, enquanto indicadores como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) mostraram avanços na qualidade, especialmente no ensino fundamental. Contudo, questões como abandono escolar, distorção idade-série e as disparidades regionais e socioeconômicas permanecem. Ademais, o uso de tecnologias digitais na educação enfrenta desafios de equidade e regulação. Na educação superior, a democratização trouxe expansão, mas metas de escolarização não foram atingidas. O crescimento da educação a distância emerge em um contexto de transformação digital, mas traz desafios regulatórios e de qualidade. A evolução da educação no Brasil requer revisões contínuas das políticas para garantir qualidade, inclusão e formação cidadã em um cenário global em constante mudança. | |
dc.description.physical | 32 p. : il. | |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Paulo Meyer et al. Educação brasileira: panorama desde a Constituição Federal de 1988 e desafios persistentes, novos e porvindouros. Brasília, DF: Ipea, jul. 2025. 32 p. (Texto para Discussão, n. 3143). DOI: https:// dx.doi.org/10.38116/td3143-port | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/17484 | |
dc.language.iso | por | |
dc.location.country | BR | |
dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada | |
dc.rights.holder | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada | |
dc.rights.license | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. | |
dc.source.urlsource | Ipea | |
dc.subject.keyword | Educação | |
dc.subject.keyword | Políticas públicas | |
dc.subject.keyword | Equidade | |
dc.subject.vcipea | Desenvolvimento da Educação. Política Educacional | |
dc.title | Educação brasileira : panorama desde a Constituição Federal de 1988 e desafios persistentes, novos e porvindouros | |
dc.title.alternative | Texto para Discussão (TD) : 3143. Educação brasileira : panorama desde a Constituição Federal de 1988 e desafios persistentes, novos e porvindouros | |
dc.type | Working paper | |
dspace.entity.type | Publication | |
ipea.access.type | Acesso Aberto | |
ipea.classification | Educação | |
ipea.englishdescription.abstract | Since the enactment of the 1988 Federal Constitution, Brazilian education has experi-enced significant progress while facing persistent challenges. The Constitution estab-lished education as a universal right, defining responsibilities among the federal, state, and municipal governments. Public policies, such as the National Education Plan and the Fund for the Development of Basic Education, aimed to promote equity and access, while other indicators demonstrated progress, particularly in primary education. How-ever, issues such as dropouts, age-grade distortion, and regional and socioeconomic disparities remain prevalent. Additionally, the use of digital technologies in education poses challenges related to equity and regulation. In higher education, democratization has driven expansion, but enrollment targets have yet to be achieved. The growth of distance education reflects a context of digital transformation but raises regulatory and quality concerns. The evolution of education in Brazil requires ongoing policy revisions to ensure quality, inclusion, and civic development in an ever-changing global landscape. | |
ipea.researchfields | Fortalecimento do Estado, das Instituições e da Democracia | |
ipea.rights.type | Licença Comum |