Publicação:
Educação brasileira : panorama desde a Constituição Federal de 1988 e desafios persistentes, novos e porvindouros

dc.contributor.authorNascimento, Paulo Meyer
dc.contributor.authorCampos, André Gambier
dc.contributor.authorMatijascic, Milko
dc.contributor.authorRolon, Carolina Esther Kotovicz
dc.contributor.authorTurchi, Lenita Maria
dc.contributor.authorCodes, Ana Luiza Machado de
dc.contributor.authorAraújo, Herton Ellery
dc.contributor.authorSenkevics, Adriano Souza
dc.coverage.spatialBrasil
dc.date.accessioned2025-07-18T20:01:17Z
dc.date.available2025-07-18T20:01:17Z
dc.date.issued2025-07
dc.date.started2025-07
dc.description.abstractDesde a promulgação da Constituição Federal de 1988 (CF/1988), a educação brasileira passa por avanços significativos e enfrenta desafios persistentes. A CF/1988 estabeleceu a educação como direito de todos, organizando competências entre União, estados e municípios. Políticas públicas, como o Plano Nacional de Educação e o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), buscaram promover equidade e acesso, enquanto indicadores como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) mostraram avanços na qualidade, especialmente no ensino fundamental. Contudo, questões como abandono escolar, distorção idade-série e as disparidades regionais e socioeconômicas permanecem. Ademais, o uso de tecnologias digitais na educação enfrenta desafios de equidade e regulação. Na educação superior, a democratização trouxe expansão, mas metas de escolarização não foram atingidas. O crescimento da educação a distância emerge em um contexto de transformação digital, mas traz desafios regulatórios e de qualidade. A evolução da educação no Brasil requer revisões contínuas das políticas para garantir qualidade, inclusão e formação cidadã em um cenário global em constante mudança.
dc.description.physical32 p. : il.
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Paulo Meyer et al. Educação brasileira: panorama desde a Constituição Federal de 1988 e desafios persistentes, novos e porvindouros. Brasília, DF: Ipea, jul. 2025. 32 p. (Texto para Discussão, n. 3143). DOI: https:// dx.doi.org/10.38116/td3143-port
dc.identifier.urihttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/17484
dc.language.isopor
dc.location.countryBR
dc.publisherInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada
dc.rights.holderInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada
dc.rights.licenseÉ permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
dc.source.urlsourceIpea
dc.subject.keywordEducação
dc.subject.keywordPolíticas públicas
dc.subject.keywordEquidade
dc.subject.vcipeaDesenvolvimento da Educação. Política Educacional
dc.titleEducação brasileira : panorama desde a Constituição Federal de 1988 e desafios persistentes, novos e porvindouros
dc.title.alternativeTexto para Discussão (TD) : 3143. Educação brasileira : panorama desde a Constituição Federal de 1988 e desafios persistentes, novos e porvindouros
dc.typeWorking paper
dspace.entity.typePublication
ipea.access.typeAcesso Aberto
ipea.classificationEducação
ipea.englishdescription.abstractSince the enactment of the 1988 Federal Constitution, Brazilian education has experi-enced significant progress while facing persistent challenges. The Constitution estab-lished education as a universal right, defining responsibilities among the federal, state, and municipal governments. Public policies, such as the National Education Plan and the Fund for the Development of Basic Education, aimed to promote equity and access, while other indicators demonstrated progress, particularly in primary education. How-ever, issues such as dropouts, age-grade distortion, and regional and socioeconomic disparities remain prevalent. Additionally, the use of digital technologies in education poses challenges related to equity and regulation. In higher education, democratization has driven expansion, but enrollment targets have yet to be achieved. The growth of distance education reflects a context of digital transformation but raises regulatory and quality concerns. The evolution of education in Brazil requires ongoing policy revisions to ensure quality, inclusion, and civic development in an ever-changing global landscape.
ipea.researchfieldsFortalecimento do Estado, das Instituições e da Democracia
ipea.rights.typeLicença Comum

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
TD_3143_web.pdf
Tamanho:
1.15 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
TD_3143_sumex.pdf
Tamanho:
160.39 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais