Publicação: A Reforma da política comercial brasileira : motivações, desafios e efeitos sobre a produtividade
Carregando...
Paginação
327-362 : il.
Primeira página
327
Última página
362
Data
item.page.date.journal
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Cobertura temporal
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Titulo alternativo
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
O capítulo está organizado em quatro seções, além desta introdução. Na segunda seção, são apresentadas as evoluções recentes da inserção internacional do Brasil e dos indicadores da produtividade e proteção da economia brasileira. Constata-se aí que as políticas de estímulo e proteção à produção doméstica adotadas nos últimos anos não geraram os resultados esperados por seus formuladores. Além disso, essas políticas contribuíram para distanciar ainda mais o desempenho da economia brasileira, em termos de sua participação no comércio internacional, de outras economias em desenvolvimento. A terceira seção discute os efeitos da abertura comercial sobre crescimento econômico e produtividade, evidenciando os impactos positivos da integração à economia internacional sobre ambos, e descreve experiências internacionais e do Brasil com programas de liberalização de importações. A contribuição positiva dos acordos comerciais – inclusive os preferenciais – sobre a produtividade e os investimentos também é ressaltada a partir dos estudos considerados. Na quarta seção, apresenta-se um conjunto de propostas para a reforma da política comercial brasileira e discutem-se os impactos esperados destas propostas sobre crescimento econômico e produtividade no Brasil. A quinta seção sintetiza as conclusões do trabalho.
Resumo traduzido
organization.page.description
Sobre o pesquisador
Endereço de Email
ORCID
Lattes
Google Scholar ID
Web of Science ResearcherID
Scopus ID
Informações sobre o projeto
project.page.project.productdescription
Vocabulário Controlado do Ipea
Palavras-chave
Palavras-chave traduzidas
JEL
Citação
VEIGA, Pedro da Motta; RIOS, Sandra Polónia Rios. A Reforma da política comercial brasileira: motivações, desafios e efeitos sobre a produtividade. In: DE NEGRI, João Alberto; ARAÚJO, Bruno César; BACELETTE, Ricardo (Org.). Desafios da nação: artigos de apoio. Brasília, DF: Ipea, 2018. v. 1. p. 307-325. Disponível em: