Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10712
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TD_2680.pdf2.08 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TD_2680_sumex.pdf83.01 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
TD_Transicao_energetica_oportunidades_Publicacao_Preliminar.pdf1.99 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Transição energética e potencial de cooperação nos BRICS em energias renováveis e gás natural
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2680 : Transição energética e potencial de cooperação nos BRICS em energias renováveis e gás natural
Authors: Losekann, Luciano
Tavares, Amanda
Abstract: Os BRICS são caracterizados pela diversidade dos sistemas de energia, das estruturas socioeconômicas e do arcabouço institucional, levando a um processo de transição energética que assume tendências particulares em cada país. Apesar da elevada participação de fontes fósseis no bloco, os BRICS estão engajados na promoção de fontes energéticas limpas. A ampliação da cooperação na área de energia é vista como uma forma de aproveitar oportunidades de complementaridade. Este estudo analisa as iniciativas e as oportunidades de cooperação no processo de transição energética dos BRICS em âmbitos bilateral e multilateral, com foco na difusão das fontes renováveis e do gás natural. A primeira parte do estudo descreve a evolução das matrizes energéticas dos BRICS e as políticas para difusão das energias renováveis e do gás natural como forma de mitigar emissões de dióxido de carbono (CO2). A segunda parte do relatório aborda a cooperação na área de energia entre os BRICS, apresentando as iniciativas já desenvolvidas, as perspectivas e as oportunidades.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Energia: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.