Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10986
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
publicacao_preliminar_td_quao_fechados_sao_as_porteiras.pdf869.88 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Quão fechadas são as porteiras ministeriais? : filiações e fracionamento partidário na burocracia política da Esplanada (1999-2018) (Publicação Preliminar)
Other Titles: Texto para Discussão (TD) : Quão fechadas são as porteiras ministeriais? : filiações e fracionamento partidário na burocracia política da Esplanada (1999-2018) (Publicação Preliminar)
Authors: Lopez, Felix Garcia
Moreira, Thiago de Moraes
Abstract: No artigo discutimos novos dados sobre filiações partidárias dentro dos ministérios, para caracterizar as nomeações político-partidárias na burocracia de alto e médio escalão, de 1999 a 2018. Argumentamos que são significativas as clivagens partidárias no interior dos ministérios. Para analisar a variação entre pastas, propomos um índice de fracionalização partidária intraministerial. Ao apontar que partidarização e racionalização são dimensões diferentes, e variam de modo significativo entre ministérios, uma implicação de nosso argumento é realçar as clivagens partidárias intraministeriais no estudo do funcionamento do governo e na relação entre Executivo e Legislativo federais. Sugerimos também que observar as divisões político partidárias em cada ministério é um aspecto ainda pouco considerado nas análises dos processos de governo e do presidencialismo de coalizão brasileiro, incluído o êxito na relação com o Legislativo. Ademais, é também fator-chave para identificar características e obstáculos à boa governança das políticas públicas federais.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.