Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11180
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
bmt_73_curso_tecnico.pdf | 394.11 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Title: | Curso técnico de nível médio e inserção no ensino superior |
Authors: | Reis, Maurício Cortez Machado, Danielle Carusi |
Abstract: | Procura analisar em que medida a educação proporcionada pelos cursos técnicos de nível médio, em particular do tipo integrado, de fato aumenta as chances de ingresso e conclusão do ensino superior, ou se o melhor desempenho desses indivíduos em relação aos egressos do ensino médio regular se deve a diferenças na qualidade dos alunos. A abordagem é baseada na utilização de variáveis observáveis para fazer inferência sobre o grau de seleção dos alunos nos cursos técnicos como consequência de fatores não observáveis, conforme o método proposto por Altonji, Elder e Taber (2005). São usados os microdados do suplemento da PNAD 2014, o qual contém informações sobre cursos de educação profissional e características educacionais e ocupacionais dos pais dos entrevistados, que devem influenciar as escolhas educacionais dos jovens. |
metadata.dc.relation.references: | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11171 |
metadata.dc.rights.holder: | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
metadata.dc.rights.license: | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. |
metadata.dc.type: | Mercado de trabalho: conjuntura e análise - Artigos |
Appears in Collections: | Educação: Artigos |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.