Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11180
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bmt_73_curso_tecnico.pdf394.11 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Curso técnico de nível médio e inserção no ensino superior
Authors: Reis, Maurício Cortez
Machado, Danielle Carusi
Abstract: Procura analisar em que medida a educação proporcionada pelos cursos técnicos de nível médio, em particular do tipo integrado, de fato aumenta as chances de ingresso e conclusão do ensino superior, ou se o melhor desempenho desses indivíduos em relação aos egressos do ensino médio regular se deve a diferenças na qualidade dos alunos. A abordagem é baseada na utilização de variáveis observáveis para fazer inferência sobre o grau de seleção dos alunos nos cursos técnicos como consequência de fatores não observáveis, conforme o método proposto por Altonji, Elder e Taber (2005). São usados os microdados do suplemento da PNAD 2014, o qual contém informações sobre cursos de educação profissional e características educacionais e ocupacionais dos pais dos entrevistados, que devem influenciar as escolhas educacionais dos jovens.
metadata.dc.relation.references: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11171
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Mercado de trabalho: conjuntura e análise - Artigos
Appears in Collections:Educação: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.