Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11197
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2768.pdf2 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2768_sumex.pdf67.96 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Minerais estratégicos e críticos : uma visão internacional e da política mineral brasileira
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2768 : Minerais estratégicos e críticos : uma visão internacional e da política mineral brasileira
Authors: Castro, Fernando Ferreira de
Peiter, Carlos Cesar
Góes, Geraldo Sandoval
Abstract: As matérias-primas minerais estão na base de grande parte das atividades econômicas, em algum estágio de suas cadeias produtivas, e a tendência é de que, cada vez mais, estejam nessa posição. Certas matérias-primas minerais apresentam especificidades porque o risco de suprimento e sua importância econômica variam entre os países ou blocos econômicos, e também podem ser atualmente definidas como “críticas”, pelas incertezas em seus mercados, ou “estratégicas”, em face às políticas internas. Tendo em vista a relevância mundial dos bens minerais, o objetivo deste Texto para Discussão é apresentar um panorama atual das diferentes políticas internacionais sobre os minerais críticos e/ou estratégicos adotadas na China, Estados Unidos, União Europeia – principais consumidores mundiais, comparando com a evolução dos estudos e políticas brasileiras até a recente definição da primeira lista de minerais estratégicos do Brasil. Por fim, será sinteticamente abordado o caso do nióbio brasileiro, matéria-prima estratégica para o Brasil e crítica internacionalmente. A metodologia qualitativa adotada parte de extensa revisão bibliográfica e documental no contexto da geopolítica das matérias-primas, a fim de apresentar o panorama dos modelos de avaliação e elaboração das listas de matérias-primas críticas e estratégicas em utilização, apontando assim alternativas metodológicas para orientar as políticas nacionais.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Meio Ambiente. Recursos Naturais: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.