Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11199
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
td_2764.pdf1.18 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
td_2764_sumex.pdf72.23 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Produtividade total dos fatores na agricultura - Brasil e países selecionados
Other Titles: Texto para Discussão (TD) 2764 : Produtividade total dos fatores na agricultura - Brasil e países selecionados
Authors: Gasques, José Garcia
Bastos, Eliana Teles
Bacchi, Mirian Rumenos Piedade
Vieira Filho, José Eustáquio Ribeiro
Abstract: A mudança tecnológica é um fator determinante para garantir o crescimento sustentável do setor agropecuário no Brasil e no mundo. Desde os anos 1970, o Brasil tem conseguido ampliar a oferta de alimentos, contribuindo, assim, para o abastecimento dos mercados interno e externo. Entre 1980 e 2021, a produção de grãos aumentou quase 400%. Nesse contexto, o objetivo deste artigo foi calcular e analisar a produtividade total dos fatores (PTF) no Brasil de 1975 a 2020. Além disso, por meio do estudo organizado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (United States Department of Agriculture – USDA), foi possível comparar um grupo de 187 países. Nessa comparação internacional, o Brasil destacou-se pelo potencial de crescimento da produtividade, notadamente a partir da década de 2000. De 2000 a 2019, a PTF no Brasil cresceu cerca de 3,2% ao ano, enquanto o mesmo indicador mundial ficou em torno de 1,7%.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Texto para Discussão (TD)
Appears in Collections:Agricultura, Pecuária e Pesca: Livros



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.