Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11766
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ppp_n58_Artigo8_ousadia_providencia_ou_realismo.pdf534.63 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Ousadia providencial ou realismo cordato? Marcha forçada, ajuste recessivo e o balanço de pagamentos na década de 1980
Authors: Salomão, Ivan Colangelo
Raiher, Augusta Pelinski
Abstract: Diante da polêmica que circunscreve os benefícios e os problemas resultantes do último evento de planejamento estatal no Brasil do século XX, este trabalho trata de analisar a contribuição dos investimentos do Segundo Plano Nacional de Desenvolvimento (II PND) na reversão do deficit do balanço de pagamentos verificada no período 1983-1984. Para tanto, faz-se uma revisão bibliográfica de cunho histórico em conjunto com uma análise econométrica (vetor autorregressivo com mecanismo de correção de erros, em inglês vector error correction – VEC). Com base nestes dois instrumentos metodológicos, pretende-se argumentar que a melhoria no resultado das contas externas deu-se em virtude da maturação dos investimentos levados a cabo entre 1975 e 1979, não negando a importância de outros fatores, como as políticas cambial e de créditos efetivadas no período.
metadata.dc.relation.references: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11314
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Planejamento e Políticas Públicas (PPP) - Artigos
Appears in Collections:Sistema Tributário: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.