Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12950
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BRUA_n26_Artigo_6_instrumentos_de_gestao_municipal.pdf707.25 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Instrumentos de gestão municipal : contribuições dos municípios para as políticas públicas ambientais e dos recursos hídricos no nordeste brasileiro
Authors: Sousa, Janaildo Soares de
Caetano, Francisco Aquiles de Oliveira
Frota, Marisa Guilherme da
Silva, Andréa Ferreira da
Sousa, Érika Costa
Abstract: A preservação ambiental e a gestão dos recursos hídricos são cruciais para o desenvolvimento sustentável e a continuidade da vida na Terra, refletido na Agenda 2030 da ONU. A gestão integrada desses recursos em todos os níveis governamentais é fundamental para alcançar metas como a disponibilidade sustentável de água e saneamento básico. Este artigo destaca a importância da gestão municipal dos recursos hídricos e ambientais no Nordeste brasileiro, visando analisar a implementação de instrumentos de gestão, identificar estados com diferentes níveis de gestão e avaliar a relação entre gestão hídrica e ambiental. A pesquisa justifica-se pela escassez de estudos nessa área, pela democratização das políticas públicas locais e pela relevância do município na prestação direta de serviços públicos. Considera-se que uma gestão eficaz dos recursos hídricos e ambientais a nível municipal contribui para a promoção do desenvolvimento sustentável e a redução das externalidades negativas ao meio ambiente, fortalecendo assim as políticas públicas em âmbito local, estadual e nacional.
metadata.dc.relation.references: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11333
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Boletim Regional, Urbano e Ambiental - Artigos
Appears in Collections:Administração Pública. Governo. Estado: Artigos
Meio Ambiente. Recursos Naturais: Artigos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.