Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/13124
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Os_alunos_e_as_escolas_no_Brasil_de_hoje.pdf | 2.82 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Os Alunos e as escolas no Brasil de hoje |
Authors: | Fletcher, Philip R. Castro, Cláudio de Moura |
Abstract: | Neste ensaio, examinamos o percurso dos alunos no ensino de primeiro grau no Brasil, destacando controvérsias comuns e equívocos em explicações convencionais. Revelamos a grave situação dos prédios escolares e equipamentos de ensino, contrastando com os avanços na universalização da merenda escolar. Essa disparidade ilustra possíveis ações para melhorar a qualidade das escolas de primeiro grau. Abordamos a importância de analisar cuidadosamente os dados educacionais básicos para evitar diagnósticos equivocados. Destacamos a necessidade de revisitar modelos de análise, como os utilizados por Teixeira de Freitas e Mortara na década de 40, que revelaram resultados contraditórios aos diagnósticos convencionais. Propomos políticas mais eficazes para o ensino de primeiro grau, questionando mitos arraigados e sugerindo abordagens alternativas para enfrentar os desafios educacionais no Brasil. |
metadata.dc.rights.holder: | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
metadata.dc.rights.license: | É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. |
metadata.dc.type: | Livros |
Appears in Collections: | Educação: Livros |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.