Publicação: Economia de plataformas : a eclosão de empresas brasileiras controladoras de plataformas digitais
Carregando...
Paginação
Primeira página
Última página
Data
item.page.date.journal
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Brasil
Cobertura temporal
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Nações Unidas
Nações Unidas
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para
fins comerciais são proibidas. Os Estados-membros das Nações Unidas e suas instituições governamentais
podem reproduzir este estudo sem autorização prévia. É solicitado, apenas, que mencionem a fonte e informem
à CEPAL sobre essa reprodução.
Titulo alternativo
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
Este capítulo replica a metodologia de Silva, Chiarini e Ribeiro (2022), utilizando a base de dados Crunchbase para investigar a economia das plataformas digitais no Brasil. A Crunchbase, embora tenha sido explorada em estudos acadêmicos anteriores, ainda possui potencial não totalmente explorado. O capítulo explora as origens das plataformas digitais e apresenta conceitos relacionados a elas. Os métodos de investigação, focados nos dados da Crunchbase, são detalhados, identificando empresas de plataforma. A análise descritiva é realizada, seguida por uma discussão. O texto destaca empresas de plataforma, mas não se aprofunda em estudos de caso. As observações finais destacam a complexidade da economia da plataforma digital, enfatizando a necessidade de estudos sistemáticos por parte de economistas e outros cientistas sociais. O apêndice fornece uma lista de empresas de plataforma brasileiras citadas no capítulo, com links para seus websites/apps.
Resumo traduzido
organization.page.description
Sobre o pesquisador
Endereço de Email
ORCID
Lattes
Google Scholar ID
Web of Science ResearcherID
Scopus ID
Informações sobre o projeto
project.page.project.productdescription
Vocabulário Controlado do Ipea
Palavras-chave
Palavras-chave traduzidas
JEL
Citação
SILVA NETO, Victo José da; CHIARINI, Tulio; RIBEIRO, Leonardo Costa. Economia de plataformas: a eclosão de empresas brasileiras controladoras de plataformas digitais. In: KUBOTA, Luis Claudio (Org.). Digitalização e tecnologias da informação e comunicação: oportunidades e desafios para o Brasil. Rio de Janeiro: Ipea, 2024. p. 33-68., il. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/9786556350660cap2
Aviso
Notas
Série / coleção
Versão preliminar
item.page.relation.isreplacedby
Faz parte da série
Publicações relacionadas / semelhantes
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12758