Publicação:
Economia de plataformas : a eclosão de empresas brasileiras controladoras de plataformas digitais

Carregando...
Imagem de Miniatura

Paginação

Primeira página

Última página

Data

item.page.date.journal

Data da Série

Data do evento

Data

Data de defesa

Data

Edição

Idioma

por

Cobertura espacial

Brasil

Cobertura temporal

País

BR

organization.page.location.country

Tipo de evento

Grau Acadêmico

Fonte original

ISBN

ISSN

DOI

dARK

item.page.project.ID

item.page.project.productID

Detentor dos direitos autorais

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Nações Unidas

Acesso à informação

Acesso Aberto

Termos de uso

É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. Os Estados-membros das Nações Unidas e suas instituições governamentais podem reproduzir este estudo sem autorização prévia. É solicitado, apenas, que mencionem a fonte e informem à CEPAL sobre essa reprodução.

Titulo alternativo

item.page.organization.alternative

Variações no nome completo

Orientador(a)

Editor(a)

Organizador(a)

Coordenador(a)

item.page.organization.manager

Outras autorias

Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)

Coodenador do Projeto

Resumo

Este capítulo replica a metodologia de Silva, Chiarini e Ribeiro (2022), utilizando a base de dados Crunchbase para investigar a economia das plataformas digitais no Brasil. A Crunchbase, embora tenha sido explorada em estudos acadêmicos anteriores, ainda possui potencial não totalmente explorado. O capítulo explora as origens das plataformas digitais e apresenta conceitos relacionados a elas. Os métodos de investigação, focados nos dados da Crunchbase, são detalhados, identificando empresas de plataforma. A análise descritiva é realizada, seguida por uma discussão. O texto destaca empresas de plataforma, mas não se aprofunda em estudos de caso. As observações finais destacam a complexidade da economia da plataforma digital, enfatizando a necessidade de estudos sistemáticos por parte de economistas e outros cientistas sociais. O apêndice fornece uma lista de empresas de plataforma brasileiras citadas no capítulo, com links para seus websites/apps.

Resumo traduzido

organization.page.description

Sobre o pesquisador

Endereço de Email

ORCID

Lattes

Google Scholar ID

Web of Science ResearcherID

Scopus ID

Informações sobre o projeto

project.page.project.productdescription

Vocabulário Controlado do Ipea

Palavras-chave traduzidas

JEL

Citação

SILVA NETO, Victo José da; CHIARINI, Tulio; RIBEIRO, Leonardo Costa. Economia de plataformas: a eclosão de empresas brasileiras controladoras de plataformas digitais. In: KUBOTA, Luis Claudio (Org.). Digitalização e tecnologias da informação e comunicação: oportunidades e desafios para o Brasil. Rio de Janeiro: Ipea, 2024. p. 33-68., il. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/9786556350660cap2

Aviso

Notas

Série / coleção

Versão preliminar

item.page.relation.isreplacedby

Faz parte da série

Publicações relacionadas / semelhantes

https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12758

organization.page.relation.references

Livros

Livro
Digitalização e tecnologias da informação e comunicação : oportunidades e desafios para o Brasil
(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2024-01) Kubota, Luis Claudio
As tecnologias da informação e comunicação (TICs) são parte cada vez mais importante do cotidiano das pessoas, seja em suas vidas pessoais, seja no ambiente corporativo. Estão presentes nos mais diversos serviços governamentais e privados, incluindo educação, saúde, transportes, comércio, entre outros. Recentemente, o mundo inteiro foi tomado de surpresa pelo lançamento do ChatGPT, um serviço de inteligência artificial (IA) generativa capaz de produzir textos similares aos criados por seres humanos. A IA pode ser um tema que gera interesse na imprensa e na sociedade, entretanto, esta tecnologia só tem potencial de impactar a produtividade quando aliada a várias outras TICs, tais como: internet das coisas (internet of things – IoT), conectividade, plataformas digitais, análise de grandes quantidades de dados (big data) e segurança cibernética.Este livro procura abordar essas tecnologias, a partir do esforço de pesquisadores do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e de convidados externos.

Publicações

Faz parte da série

Fascículos

Eventos relacionados

Volumes

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais