Publicação: Setor público federal no Brasil: despesas com pessoal e alguns comentários sobre a isonomia salarial
Carregando...
Arquivos
Paginação
Primeira página
Última página
Data
Data de publicação
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Brasil
Cobertura temporal
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
Licença Padrão Ipea: é permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.
Titulo alternativo
Texto para Discussão (TD) 255: Setor público federal no Brasil: despesas com pessoal e alguns comentários sobre a isonomia salarial, Federal public sector in Brazil: staff costs and some comments on wage equality
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
A questão da isonomia salarial no setor público federal tem sido objeto de atenção política do governo central, face à insatisfação dos funcionários do poder executivo com o desnivelamento dos vencimentos entre os poderes da União. Esse quadro torna-se relevante, sob o ponto de vista econômico, devido ao impacto fiscal que a isonomia salarial pode acarretar. Embora em termos jurídicos trate-se de uma questão complexa, pois os poderes são, em tese, independentes para fixar suas próprias remunerações, sob a ótica econômica o ponto é mais transparente, uma vez que o agente financiador dessa independência é o Tesouro Nacional. O propósito desta nota é descrever os gastos do Tesouro Nacional com pessoal em anos recentes, para que se conheça a tragetória do desenvolvimento e se mostre a importância final da isonomia salarial. A parte final elabora comentários que podem subsidiar as decisões sobre a isonomia salarial.
