Publicação: Externalidades do transporte no jogo da mobilidade urbana
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Resumo
O artigo apresenta uma discussão teórica sobre a importância da internalização dos custos das externalidades negativas (custos sociais) do transporte urbano individual na estrutura de precificação do sistema de mobilidade. Defende-se que isso beneficiaria o transporte público coletivo, melhorando a qualidade de vida da população. Por meio da teoria de jogos, apresenta-se uma discussão sobre políticas públicas de precificação das externalidades do transporte urbano, sem as quais o transporte individual torna-se muito mais atrativo e predominante em detrimento do transporte coletivo público, o que torna o sistema de mobilidade urbana cada vez menos sustentável e inclusivo. O artigo apresenta as condições necessárias para que o equilíbrio de Nash coincida com o equilíbrio de Pareto, no qual o uso do transporte público coletivo se torna a melhor alternativa no jogo da mobilidade.
Resumo traduzido
The article presents a theoretical discussion on the importance of internalizing the negative externalities (social costs) of individual urban transport in the cost structure of the mobility system. This would benefit collective public transport and improving the population’s quality of life. Through game theory there is a discussion about urban transport externalities pricing policies. Without externalities pricing policies, individual transport becomes much more attractive and predominant, which makes the urban mobility system increasingly less sustainable.
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CARVALHO, Carlos Henrique Ribeiro de. Externalidades do transporte no jogo da mobilidade urbana. Boletim Regional, Urbano e Ambiental, Brasília, n. 33, p.173-182, dez. 2024. DOI: https://dx.doi.org/10.38116/brua33art15
