Publicação: Análises situacionais e retrospectivas : macroeconomia
Carregando...
Paginação
15 p. : il.
Primeira página
Última página
Data
item.page.date.journal
item.page.series.date
item.page.events.date
item.page.organization.date
item.page.date.submitted
item.page.project.date
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Brasil
Cobertura temporal
País
BR
organization.page.location.country
item.page.type.events
Tipo
item.page.degree.level
Fonte original
ISBN
ISSN
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pequisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Titulo alternativo
item.page.organization.alternative
item.page.name.variant
Autor(a)
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
Coordenador(a)
Coordenador(a)
Resumo
Nas últimas quatro décadas, o crescimento desacelerou e o país enfrentou desafios como alta inflação e elevada dívida externa. Embora o Plano Real tenha estabilizado a inflação, o Brasil não conseguiu sustentar um crescimento robusto nem convergir sua renda per capita em relação aos países desenvolvidos. Os desafios econômicos recentes incluem uma taxa de crescimento insuficiente para melhorar o padrão de vida da população e reduzir desigualdades, além da necessidade de políticas para incentivar o investimento e reverter a desindustrialização. A economia brasileira ainda enfrenta desafios fiscais e alta dívida pública, além de obstáculos como a queda da produtividade, as altas taxas de juros e a dependência de commodities. Procura-se, ainda, ressaltar as oportunidades trazidas pela economia verde e a importância de uma política de reindustrialização voltada para tecnologias sustentáveis. No horizonte de 2050, o Brasil precisa adotar estratégias de reindustrialização, aumento da inovação e da educação e incremento do investimento em capital fixo e em infraestrutura que levem a um aumento da produtividade do país.
Resumo traduzido
Notas
organization.page.description
Sobre o pesquisador
Endereço de Email
ORCID
Lattes
Google Scholar ID
Web of Science ResearcherID
Scopus ID
Scopus ID
project.page.project.description
project.page.project.productdescription
Vocabulário Controlado do Ipea
Palavras-chave traduzidas
JEL
Citação
INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA. Análises situacionais e retrospectivas: macroeconomia. Brasília: Ipea, 2025. 15 p. DOI: http://dx.doi.org/10.38116/ri-eb-2050-macroeconomia