Livro: Uso intensivo do espaço escolar no ensino superior
Carregando...
Paginação
4
Primeira página
Última página
Data
item.page.date.journal
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Brasil
Cobertura temporal
País
Brasil
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Titulo alternativo
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Autor(a)
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Brasil. Ministério do Planejamento e Coordenação Geral
Brasil. Ministério do Planejamento e Coordenação Geral
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
A publicação apresenta um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), realizado em parceria com o Ministério do Planejamento, sobre o uso intensivo do espaço escolar no ensino superior brasileiro. O foco é a proposta de criação de um novo turno de aulas na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, elaborada pelo professor Victor de Miranda Ribeiro, como forma de dobrar o número de alunos atendidos sem grandes investimentos adicionais. O estudo destaca a elevada capacidade ociosa das instituições de ensino superior e propõe soluções práticas para aumentar a produtividade, como a reorganização dos horários e melhor aproveitamento dos recursos humanos e físicos existentes, contribuindo para enfrentar o problema dos excedentes de vagas de forma racional e eficiente.
Resumo traduzido
organization.page.description
Sobre o pesquisador
Endereço de Email
ORCID
Lattes
Google Scholar ID
Web of Science ResearcherID
Scopus ID
Informações sobre o projeto
project.page.project.productdescription
Vocabulário Controlado do Ipea
Palavras-chave
Palavras-chave traduzidas
JEL
Citação
INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA; BRASIL. Ministério do Planejamento e Coordenação Geral. Uso intensivo do espaço escolar no ensino superior. Rio de Janeiro: Ipea, 1968. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/18939.