Publicação: Universidades federais: gastos, desempenho, eficiência e produtividade
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Brasil
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1995-1998
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BR
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Grau Acadêmico
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dARK
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Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
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Acesso Aberto
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Titulo alternativo
Texto para Discussão (TD) 752: Universidades federais: gastos, desempenho, eficiência e produtividade, Federal universities: costs, performance, efficiency and productivity
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Resumo
O presente estudo tem por objetivo oferecer subsídios para o debate que se instala em torno da questão da gestão da universidade pública brasileira. Para tanto, levanta e analisa os gastos do MEC com as universidades federais e busca, por meio de dados de desempenho, estabelecer indicadores de eficiência e produtividade, ao longo do período 1995/1998. Em linhas gerais, constatou-se que, a despeito de ter crescido o montante aportado pelo MEC às universidades federais, houve redução nos gastos operacionais dessas instituições. Paralelamente, houve ampliação do acesso e do número de profissionais formados, tanto em relação à graduação quanto à pós-graduação stricto sensu, assim como crescimento da produção científica. Isso sugere que houve ganhos em termos de eficiência e produtividade, ainda que se saiba que as universidades públicas têm buscado fontes alternativas de financiamento.
Resumo traduzido
This study aims to offer subsidies to the debate on the managerial question of the Brazilian public university. To do that, it collects and analyses MEC’s expenditures with federal universities and tries to establish efficiency and productivity indicators during the period between 1995 and 1998. In general terms, it was observed that, despite the growth of the amount of resources that MEC allocated to the federal universities, there was a reduction at the operational expenditures of those institutions. Simultaneously, there was an expansion of the access and number of graduated stricto sensu and post-professionals, and a scientific production growth. This suggests that there were gains in terms of efficiency and productivity, although we know that the public universities have looked for alternative means of financing.
