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Transporte urbano e inclusão social: elementos para políticas públicas

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Texto para Discussão (TD) 960: Transporte urbano e inclusão social: elementos para políticas públicas, Urban transport and social inclusion: elements for public policies

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Resumo

Apesar do reconhecimento da importância da provisão adequada dos serviços essenciais como instrumento de combate à pobreza e de promoção da inclusão social, este tema é pouco abordado no Brasil, especialmente quando se trata dos serviços públicos de transporte coletivo urbano. Este texto tem como objetivo provocar a reflexão da comunidade técnica sobre a premência do tema, oferecendo elementos para a formulação de políticas públicas para o setor. O trabalho está basicamente dividido em quatro seções, além da introdução. Na primeira, são discutidos os conceitos de pobreza e exclusão social, seguido de uma rápida caracterização da pobreza urbana brasileira. Na segunda, abordam-se as relações entre transporte urbano e pobreza, em particular os impactos do transporte sobre a renda familiar, as oportunidades de trabalho e as decisões de moradia das populações de baixa renda. Na sequência, são debatidas algumas questões consideradas essenciais para o enfrentamento dos problemas apontados, com vistas à formulação de políticas públicas. As conclusões reforçam a necessidade da construção de uma agenda de políticas para o transporte urbano no país sob uma nova perspectiva, tendo como ponto de partida o atendimento das necessidades e carências das populações mais pobres dos principais centros urbanos do país.

Resumo traduzido

It is widely recognize that providing adequate public services is an instrument to fight poverty and promote social inclusion. Nevertheless, in Brazil this subject is not discussed in depth, especially when it comes to urban public transportation. This paper aims to discuss this theme, and is divided, basically, into three sections. The first one presents the concepts of poverty and social exclusion, and shows a few figures of poverty in Brazilian metropolitan areas. Section Two discusses the impact of public transportation expenditures on poor families’ income, job search, and choice of dwelling areas. Section Three presents some proposals for public policies designed to improve public transportation conditions for the poor. The paper concludes that it is urgent to attend poor the mobility needs of the poor and that policies for the public transportation sector in Brazil must be designed to fulfill such needs.

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