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Title: PNAD 2009 - primeiras análises : situação da educação brasileira - avanços e problemas
Other Titles: Comunicados do Ipea 66 : PNAD 2009 - primeiras análises : situação da educação brasileira - avanços e problemas
Authors: Castro, Jorge Abrahão de
Abstract: O presente Comunicado dá continuidade à série de análises do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sobre a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2009 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (PNAD/IBGE) e traz uma análise da evolução da educação no Brasil no período de 1992 a 2009, além de um quadro mais detalhado da atual situação da escolarização da população brasileira. A educação, tendo como uma de suas formas de atuação mais importantes a escolarização, é um fator capaz de desenvolver nos indivíduos suas potencialidades ao permitir o “pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”, como previsto na Constituição de 1988. Quando disseminada de forma universal e com boa qualidade, é um dos mais importantes mecanismos para a promoção de oportunidades entre membros de um país. É também um fator fundamental para o progresso de uma coletividade e fator preponderante no desenvolvimento econômico e social. É ainda mais importante em situações de alta desigualdade, quando ganham maior relevo as responsabilidades do poder público.
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
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metadata.dc.type: Comunicados do Ipea
Appears in Collections:Educação: Relatórios de Atividades / Técnicos



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