Publicação: Avaliação do desenho institucional , dos recursos e das capacidades para concretização do planejamento de longo prazo no Brasil
Carregando...
Paginação
Primeira página
Última página
Data
Data de publicação
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Brasil
Cobertura temporal
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Titulo alternativo
Texto para Discussão (TD) 2129 : Avaliação do desenho institucional , dos recursos e das capacidades para concretização do planejamento de longo prazo no Brasil
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
O planejamento de longo prazo (PLP) é um importante instrumento norteador do desenvolvimento. Para tanto, este trabalho se propôs a analisar o PLP no Brasil com o olhar para as capacidades, os recursos e a institucionalidade atual (Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República – SAE-PR) e a ideal para concretizar esse desafio. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: revisão bibliográfica, análise documental e entrevistas semiestruturadas on-line e presenciais com experts na área de planejamento. O quadro teórico utilizado como referência foi o de Matus e de Godet. Os resultados sinalizaram que o PLP no país é bastante fragmentado e descoordenado e carece de maior participação social na sua construção. Por fim, o trabalho condensa e elabora contribuições a fim de fortalecer a governabilidade democrática para a elaboração do planejamento.
Resumo traduzido
The long-term plan (LTP) is an important guiding instrument of development. Therefore, this study aimed to analyze the LTP in Brazil to examine the capabilities, resources, the current institutional framework (Secretariat of Strategic Affairs from Presidency of the Republic of Brazil – SAE-PR) and the ideal to perform this challenge. The methodological procedures used were: literature review and analysis of online documents confronted with semi-structured interviews with experts in the field of planning. Matus and Godet were used as the theoretical framework. The results indicated that the LTP in the country is quite fragmented and uncoordinated and lacks a greater social participation in its construction. Finally, the work has condensed and prepared contributions in order to strengthen democratic governance for development planning.
