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Cidade e movimento : mobilidades e interações no desenvolvimento urbano

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Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
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Titulo alternativo

City and movement : mobilities and interactions in urban development

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Resumo

Publicado em inglês e português, o livro reúne treze capítulos, que abordam o tema da cidade e do desenvolvimento urbano a partir da lógica dos movimentos. Tratam desde a criação de vazios urbanos e do processo de periferização, como resultante de dinâmicas e pactos do setor imobiliário e das políticas públicas de habitação e urbanização, até a compreensão de como as formas urbanas estão associadas às escolhas políticas de modos e meios de deslocamento, tratando de seus impactos nas condições de realização dos demais modos, além das outras formas de mobilidade.

Resumo traduzido

Published in English and Portuguese, it gathers together thirteen articles that address the issue of the city and urban development through the logic of movement. The issues addressed in following chapters range from the creation of urban gaps and the peripheralization process resulting from real estate sector pacts and dynamics, together with housing and urban development policies, through to an understanding of how urban formats are associated with political selections of commuter transportation options, exploring their impacts on the conditions for materializing other means of transportation and other types of mobility.

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Capítulos

Publicação
Mobilidade : uma abordagem sistêmica
(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2016) Balbim, Renato Nunes
Neste capítulo será evidenciada a noção de mobilidade - um termo polissêmico, como se intentará deixar claro - ainda é comumente confundida com outros conceitos e ideias, como os de circulação, acessibilidade, trânsito ou transporte. Seu uso nas ciências em geral é, entretanto, mais recente que os demais termos, e seu surgimento não aconteceu em substituição a nenhum dos demais. Sendo assim, a ideia ensaística deste texto é de ilustrar cada uma das principais formas de mobilidade, para, em seguida, revelar - também de maneira ensaística, e se utilizando de alguns fatos exemplares - como cada uma dessas formas se relaciona sistemicamente, ao possibilitar, impedir, estimular e transformar o conteúdo e o significado de todas as outras. Neste publicação, com total propriedade, podem ser encontradas análises empíricas que corroboram com as hipóteses, as teses e os ensaios aqui presentes.
Publicação
O Significado da mobilidade na construção democrática da cidade
(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2016) Barbosa, Jorge Luiz
Este texto mostra que o debate crítico e propositivo sobre a mobilidade nas condições atuais de nossas cidades não deve ser posto exclusivamente no âmbito do econômico e do técnico, embora esses fatores sejam relevantes no cenário urbano contemporâneo. Acreditamos que se faz necessário incorporar a dimensão política ao debate sobre a mobilidade urbana, especialmente no atual período de compressão espaço-tempo, que faz do domínio e do manejo de escalas de mobilidade um trunfo de poder para empresas, governos e cidadãos. A mobilidade assume, portanto, dimensão estratégica na reprodução do urbano em seu momento de extensão hierarquizada, que - para diferentes autores - tem sido denominado como metropolização do espaço. Cidades, lugares e territórios são reconfigurados em processos seletivos de produção e consumo, sob a hegemonia da economia dos fluxos.
Publicação
Mobilidade cotidiana, segregação urbana e exclusão
(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2016) Vasconcellos, Eduardo Alcântara de
Este capítulo analisa o processo de crescimento urbano mostrando inicialmante dados gerais sobre a mobilidade nas cidades brasileiras com mais de 60 mil habitantes, em 2012. Os dados mostram que a mobilidade urbana caminhou para uma divisão entre os modos de transporte na qual os veículos motorizados passaram a ser dominantes. Adicionalmente, em período mais recente, o uso dos modos motorizados privados (automóvel e motocicleta) passou a ser mais importante que o uso dos meios públicos. Analisaremos os fatores sociais e econômicos que condicionam a mobilidade das pessoas e as políticas de mobilidade aplicadas no país nas últimas décadas.
Publicação
Planejamento integrado, organização espacial e mobilidade sustentável no contexto de cidades brasileiras
(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2016) Silva, Antônio Nélson Rodrigues da; Costa, Marcela da Silva; Macêdo, Márcia Helena
Neste capítulo, temos, o que se desenha como alternativa para o planejamento de cidades sustentáveis hoje que é a introdução efetiva, no território, do conceito de mobilidade sustentável, que vai além do planejamento setorizado, seja ele dos usos do solo, da circulação, ou dos transportes. Mas o que vem a ser, de fato, mobilidade sustentável? Este conceito pode contribuir para um desenvolvimento urbano sustentável? Como? Isto é uma necessidade real e inadiável? A partir de que momento? Existem ferramentas adequadas para este processo de planejamento? Possíveis respostas para estas perguntas serão discutidas neste capítudo.
Publicação
A Cidade como resultado : consequências de escolhas arquitetônicas
(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2016) Netto, Vinícius M.
Este texto não foca nos efeitos intencionais de ações e decisões tomadas por atores urbanos. Sobre esses, há uma crítica ampla em produção há décadas. O que este texto se dispõe a mostrar são efeitos de outra ordem: os efeitos silenciosos das ações que atores produzem - em um grau ou em outro - sem perceber como essas ações se combinam para gerar consequências problemáticas para coletividade e contextos. Por estes efeitos serem silenciosos, cumulativos no tempo e capazes de se enraizar nos espaços urbano e ambiental, precisamos de um esforço consciente para trazê-los à tona.

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