Livro:
Bibliotecário do Século XXI : pensando o seu papel na contemporaneidade

Carregando...
Imagem de Miniatura

Paginação

Primeira página

Última página

Data

item.page.date.journal

Data da Série

Data do evento

Data

Data de defesa

Data

Edição

Idioma

por

Cobertura espacial

Cobertura temporal

País

BR

organization.page.location.country

Tipo de evento

Tipo

Grau Acadêmico

Fonte original

ISBN

ISSN

DOI

dARK

item.page.project.ID

item.page.project.productID

Detentor dos direitos autorais

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

Acesso à informação

Acesso Aberto

Termos de uso

É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte.Reproduções para fins comerciais são proibidas.

Titulo alternativo

item.page.organization.alternative

Variações no nome completo

Autor(a)

Orientador(a)

Editor(a)

Coordenador(a)

item.page.organization.manager

Outras autorias

Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)

Coodenador do Projeto

Resumo

O livro relata a atitude atual e desejada do bibliotecário. Aborda as dificuldades do bibliotecário em lidar com a realidade de sua atuação contemporânea, tão permeada por tecnologias que devem ser exploradas e dominadas. Apresenta a evolução do trabalho do bibliotecário e ressalta a necessidade de uma relação íntima e contínua com as tecnologias de informação e comunicação. Analisa as mudanças no trabalho do bibliotecário e a perda de espaço para profissionais de outras áreas. Mostra o papel cultural e social do bibliotecário e discute a importância da informação para a cidadania, a emancipação das minorias e o desenvolvimento de habilidades leitoras, em conjunto com a biblioteconomia social. Aponta também que o bibliotecário deve agir de forma mais proativa em seu espaço. Por fim, aborda as mudanças no mercado de trabalho do bibliotecário, a percepção da sociedade sobre tal profissional, a sua formação e postura profissionais, bem como o fortalecimento da categoria profissional.

Resumo traduzido

organization.page.description

Sobre o pesquisador

Endereço de Email

ORCID

Lattes

Google Scholar ID

Web of Science ResearcherID

Scopus ID

Informações sobre o projeto

project.page.project.productdescription

Palavras-chave traduzidas

JEL

Citação

Aviso

Notas

Série / coleção

Versão preliminar

item.page.relation.isreplacedby

Faz parte da série

Publicações relacionadas / semelhantes

https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8674
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8675
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8676
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8677
https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8678

organization.page.relation.references

Capítulos

Publicação
Perfil profissional do bibliotecário : atual e desejado
(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2018) Assis, Tainá Batista de
O capítulo trata de alguns questionamentos sobre a profissão de bibliotecários no Brasil, por ocasião da comemoração dos 55 anos da regulamentação da mesma através do ato institucionalizado por meio da Lei n. 4.084, de 30 de junho de 1962, e sobre sua evolução até os dias atuais e suas perspectivas para o futuro, tendo em vista a dinâmica da era digital. Este capítulo objetiva apresentar os resultados do tema 1 – Atitude do bibliotecário: atual e desejado, do “Workshop Bibliotecário do Século XXI”, organizado pelo Ipea e realizado no dia 31 de janeiro de 2017 bem como identificar na literatura como a questão tem sido tratada.
Publicação
O Bibliotecário e o seu relacionamento com a tecnologia
(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2018) Amaro, Bianca
Neste capítulo será mostrado que a evolução da sociedade sempre esteve marcada pelo desenvolvimento de novas técnicas e tecnologias. As descobertas fazem com que o modo de vida e as formas de atuar se transformem. Desde a invenção da roda, passando pela revolução industrial do fazer, seja ele relacionado à condução da vida, seja às atividades profissionais, está em constante estado de mudança. Dessa forma, e seguindo a lógica evolutiva, ao tempo em que surgiram várias novas profissões, outras foram se adaptando aos novos tempos ou até mesmo sendo extintas. Custa imaginar a existência, um dia, de profissões tais como: despertador, acendedor de luzes, carregador de troncos e até mesmo radar humano. Não há lugar a dúvidas que o desenvolvimento e aprimoramento da tecnologia têm sido motivos preponderantes na transformação das profissões. Muitas vezes vemos ocorrer criações tecnológicas do homem que decorrem na substituição do homem por processos mecanizados. Entretanto, apesar de cada vez mais "inteligentes", muitas tecnologias ainda prescindem da inteligência humana, que serve como qualificador do trabalho realizado. Referimo-nos aqui àqueles produtos de caráter intangível, tais como a informação que leva ao conhecimento.
Publicação
A Concorrência do bibliotecário no Século XXI
(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2018) Gottschalg-Duque, Cláudio; Santos, Jhonathan Divino Ferreira dos
Neste capítulo, as questões apresentadas na introdução, bem como todas as discussões trazidas, resultam das conclusões de um grupo de profissionais denominado "Bibliotecários x Concorrentes", que se reuniu no workshop "O Bibliotecário do Século XXI", promovido na sede do Ipea. O principal escopo das discussões realizadas nesse grupo foi a mudança no trabalho do bibliotecário relacionada a funções, demandas, atividades e mercados, bem como à perda de espaço para profissionais de outras áreas que executam atividades que poderiam ser desempenhadas por bibliotecários.
Publicação
A Sociedade da desinformação e os desafios do bibliotecário em busca da biblioteconomia social
(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2018) Duarte, Yaciara Mendes
Neste texto será mostrado que, na atualidade, a informação é o insumo intelectual mais importante para o desenvolvimento das nações e do próprio indivíduo. A sociedade da informação e do conhecimento é o resultado do momento evolutivo caracterizado pelo uso de recursos e tecnologias informacionais para tomada de decisão. É a nova matéria-prima que incrementa e fundamenta a criação de tecnologias de informação e comunicação (TICs) (Werthein, 2000). Essa revolução provocada pelo seu uso exponencial provocou uma ruptura com a sociedade industrial, em que se valorava a mão de obra para o trabalho. A popularização dos setores de telecomunicação e da internet eleva este acesso em busca de ações estratégicas, mudando as relações entre os indivíduos e a economia, inclusive entre os profissionais da informação.
Publicação
Mercado de trabalho do bibliotecário do Século XXI
(Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 2018) Souza, Katyusha Madureira Loures de
Este capítulo é originário da mesa de trabalho e discussão do tópico sobre o mercado de trabalho do bibliotecário do século XXI, que se reuniu no edifício sede do Ipea, em Brasília, em janeiro de 2017, durante o workshop "O bibliotecário do século XXI". Ficou evidenciado que o mercado já não é mais aquele no qual se construía carreira em uma mesma empresa para toda a vida. Atualmente, experiências diversificadas são comuns em currículos tanto com relação à atuação em diferentes empresas quanto no que concerne ao conhecimento em diversas áreas de uma profissão. Diante desse cenário, se pretende ser competitivo, o profissional precisa acompanhar o dinamismo e aprimorar conhecimentos a fim de aproveitar as oportunidades que surgirem. Isso não significa abrir mão de sua área de formação, mas ser capaz de identificar as oportunidades mais promissoras.

Versão preliminar

Faz parte da série

Eventos relacionados

Notícias relacionadas

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais