Livro: Ecologia e política na formação social brasileira
Carregando...
Paginação
66
Primeira página
Última página
Data
Data de publicação
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Brasil
Cobertura temporal
País
Brasil
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
Titulo alternativo
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Autor(a)
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
A publicação analisa a relação entre ecologia e política na formação social brasileira, destacando como a crise ambiental contemporânea está vinculada a padrões históricos de desenvolvimento, concentração de poder e práticas patrimonialistas. O texto discute a evolução das políticas ambientais no Brasil, desde a colonização até a Nova República, abordando desafios institucionais, burocráticos e sociais para a implementação de estratégias sustentáveis. Examina também os impactos do modelo desenvolvimentista, a fragilidade das instituições frente à degradação dos recursos naturais e a necessidade de maior controle social e participação democrática na formulação de políticas públicas voltadas à preservação ambiental.
Resumo traduzido
organization.page.description
Sobre o pesquisador
Endereço de Email
ORCID
Lattes
Google Scholar ID
Web of Science ResearcherID
Scopus ID
Informações sobre o projeto
project.page.project.productdescription
Vocabulário Controlado do Ipea
Palavras-chave
Palavras-chave traduzidas
JEL
Citação
GUIMARÃES, Roberto P. Ecologia e política na formação social brasileira. Rio de Janeiro: CENDEC, 1987. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/19703
Aviso
Notas
Trabalho apresentado no Seminário Internacional sobre Mecanismos de Controle Social para a Preservação do Meio Ambiente, realizado no Rio de Janeiro, Brasil, nos dias 28 e 29 de outubro de 1987, por iniciativa do Centro de Treinamento para o Desenvolvimento Econômico (CENDEC), da Secretaria de Planejamento da Presidência da República (SEPLAN), com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Esta versão baseia-se na análise realizada pelo autor em sua tese de doutorado Ecoppolitics in the Third World: An Institutional Analysis of Environmental Management in Brazil, apresentada à Universidade de Connecticut (EUA), em dezembro de 1986. O autor agradece a inestimável colaboração das Senhoras Marta Arteaga Corrêa e Angela Maria Paiva Guimarães, sem a qual o trabalho não poderia ter sido distribuído a tempo aos participantes do Seminário. As opiniões expressas neste documento representam pontos de vista estritamente pessoais e não comprometem quaisquer das instituições mencionadas, nem a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe das Nações Unidas (CEPAL).
