Publicação:
Conjuntura do mercado de trabalho no Brasil : análise dos dados até o terceiro trimestre de 2023

Carregando...
Imagem de Miniatura

Paginação

Primeira página

Última página

item.page.date.journal

item.page.series.date

item.page.events.date

item.page.organization.date

item.page.date.submitted

item.page.project.date

Edição

Idioma

por

Cobertura espacial

Brasil

Cobertura temporal

2023

País

BR

organization.page.location.country

item.page.type.events

item.page.degree.level

Fonte original

ISBN

ISSN

DOI

dARK

item.page.project.ID

item.page.project.productID

Detentor dos direitos autorais

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

Acesso à informação

Acesso Aberto

Termos de uso

É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.

Titulo alternativo

Nota Técnica n.112 (Disoc) : Conjuntura do mercado de trabalho no Brasil : análise dos dados até o terceiro trimestre de 2023

item.page.organization.alternative

item.page.name.variant

Orientador(a)

Editor(a)

Organizador(a)

Coordenador(a)

Coordenador(a)

Coordenador(a)

Resumo

Os dados atualizados até o terceiro trimestre de 2023 mostram que o mercado de trabalho brasileiro segue em processo de recuperação. A população ocupada fechou o período na casa dos 99,8 milhões de trabalhadores, com elevação correspondente a 0,6% na comparação interanual. O crescimento da ocupação tem ocorrido mais intensamente no segmento formalizado, com taxa de crescimento de 1,1%, contra um decréscimo de 0,1% entre os informais. O total de assalariados com carteira de trabalho assinada no Brasil ficou em 48,0%, superior ao mesmo trimestre de 2022, que foi 47,2%. Por sua vez, a taxa de desocupação foi de 7,7%, o que indica diminuição de 1,0 p.p. na comparação interanual. Esse recuo na desocupação pode ser observado em todos os recortes de desagregação (por região, gênero, raça, idade, idade, escolaridade e setor de atividade). Em termos de renda habitual média mensal do trabalho, o crescimento interanual foi de 4,2%, atingindo o valor de R$ 2.982 no terceiro trimestre de 2023. A massa de rendimentos do trabalho fechou em R$ 292,9 bilhões, com crescimento real de 5,0% na comparação interanual. Todos os diferentes recortes regionais, populacionais e setoriais mantiveram a trajetória de crescimento da renda média do trabalho, ainda que alguns à taxa decrescente quanto ao trimestre anterior. Contudo, não obstante a relevância dessas informações, o país segue com um contingente de 8,3 milhões de indivíduos em situação de desemprego involuntário, e mais da metade da população ocupada segue na informalidade, desconectadas da rede pública de proteção previdenciária. Ademais, os níveis de desigualdade de renda no país se mantêm elevados para os padrões internacionais. Isso demonstra a necessidade de esforços estruturados e coordenados em termos de políticas públicas, de curto, médio e longo prazo, para a inclusão produtiva e geração de trabalho digno, com mais igualdade de oportunidades para todos os segmentos da população brasileira.

Resumo traduzido

Notas

organization.page.description

Sobre o pesquisador

Endereço de Email

ORCID

Lattes

Google Scholar ID

Web of Science ResearcherID

Scopus ID

Scopus ID

project.page.project.description

project.page.project.productdescription

Vocabulário Controlado do Ipea

Palavras-chave

Palavras-chave traduzidas

JEL

Citação

SILVA, Sandro Pereira; FERNANDES, Leo Veríssimo; PADILHA, Gabriela Carolina Rezende. Conjuntura do mercado de trabalho no Brasil: análise dos dados até o terceiro trimestre de 2023. Brasília, DF: Ipea, fev. 2024. (Disoc : Nota Técnica, 112). DOI: http://dx.doi.org/10.38116/ntdisoc112-port.

Aviso

Notas

item.page.description.series

Versão preliminar

item.page.relation.isreplacedby

Faz parte da série

Publicações relacionadas / semelhantes

https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12385

Publicações relacionadas / semelhantes

REPOSITÓRIO DO CONHECIMENTO DO IPEA
Redes sociais