Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12773
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NT_112_Disoc_Conjuntura.pdf2.71 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
NT_Disoc_112_Publicacao_Expressa.pdf2.17 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Title: Conjuntura do mercado de trabalho no Brasil : análise dos dados até o terceiro trimestre de 2023
Other Titles: Nota Técnica n.112 (Disoc) : Conjuntura do mercado de trabalho no Brasil : análise dos dados até o terceiro trimestre de 2023
Authors: Silva, Sandro Pereira
Fernandes, Leo Veríssimo
Padilha, Gabriela Carolina Rezende
Abstract: Os dados atualizados até o terceiro trimestre de 2023 mostram que o mercado de trabalho brasileiro segue em processo de recuperação. A população ocupada fechou o período na casa dos 99,8 milhões de trabalhadores, com elevação correspondente a 0,6% na comparação interanual. O crescimento da ocupação tem ocorrido mais intensamente no segmento formalizado, com taxa de crescimento de 1,1%, contra um decréscimo de 0,1% entre os informais. O total de assalariados com carteira de trabalho assinada no Brasil ficou em 48,0%, superior ao mesmo trimestre de 2022, que foi 47,2%. Por sua vez, a taxa de desocupação foi de 7,7%, o que indica diminuição de 1,0 p.p. na comparação interanual. Esse recuo na desocupação pode ser observado em todos os recortes de desagregação (por região, gênero, raça, idade, idade, escolaridade e setor de atividade). Em termos de renda habitual média mensal do trabalho, o crescimento interanual foi de 4,2%, atingindo o valor de R$ 2.982 no terceiro trimestre de 2023. A massa de rendimentos do trabalho fechou em R$ 292,9 bilhões, com crescimento real de 5,0% na comparação interanual. Todos os diferentes recortes regionais, populacionais e setoriais mantiveram a trajetória de crescimento da renda média do trabalho, ainda que alguns à taxa decrescente quanto ao trimestre anterior. Contudo, não obstante a relevância dessas informações, o país segue com um contingente de 8,3 milhões de indivíduos em situação de desemprego involuntário, e mais da metade da população ocupada segue na informalidade, desconectadas da rede pública de proteção previdenciária. Ademais, os níveis de desigualdade de renda no país se mantêm elevados para os padrões internacionais. Isso demonstra a necessidade de esforços estruturados e coordenados em termos de políticas públicas, de curto, médio e longo prazo, para a inclusão produtiva e geração de trabalho digno, com mais igualdade de oportunidades para todos os segmentos da população brasileira.
metadata.dc.relation.references: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/12385
metadata.dc.rights.holder: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
metadata.dc.rights.license: É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.
metadata.dc.type: Nota Técnica
Appears in Collections:Emprego. Trabalho: Relatórios de Atividades / Técnicos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.