Publicação: O estímulo aos investimentos tecnológicos: o impacto sobre as empresas brasileiras
Carregando...
Arquivos
Paginação
Primeira página
Última página
Data
Data de publicação
Data da Série
Data do evento
Data
Data de defesa
Data
Edição
Idioma
por
Cobertura espacial
Brasil
Cobertura temporal
País
BR
organization.page.location.country
Tipo de evento
Tipo
Grau Acadêmico
Fonte original
ISBN
ISSN
DOI
dARK
item.page.project.ID
item.page.project.productID
Detentor dos direitos autorais
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
Acesso à informação
Acesso Aberto
Termos de uso
Licença Padrão Ipea: é permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.ipea.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários os termos de uso da obra e quem é o detentor dos direitos autorais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Proibido o uso comercial ou com finalidades lucrativas em qualquer hipótese. Proibida a criação de obras derivadas. Proibida a tradução, inclusão de legendas ou voz humana. Para imagens estáticas e em movimento (vídeos e audiovisuais), ATENÇÃO: os direitos de imagem foram cedidos apenas para a obra original, formato de distribuição e repositório. Esta licença está baseada em estudos sobre a Lei Brasileira de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) e Tratados Internacionais sobre Propriedade Intelectual.
Titulo alternativo
Texto para Discussão (TD) 429: O estímulo aos investimentos tecnológicos: o impacto sobre as empresas brasileiras, The stimulus to technological investments: the impact on Brazilian companies
item.page.organization.alternative
Variações no nome completo
Autor(a)
Orientador(a)
Editor(a)
Organizador(a)
Coordenador(a)
item.page.organization.manager
Outras autorias
Palestrante/Mediador(a)/Debatedor(a)
Coodenador do Projeto
Resumo
O texto apresenta um resumo dos diversos mecanismos de estímulo ao desenvolvimento tecnológico existentes em vários países, destacando-se, logo em seguida, o caso brasileiro. Inicia-se com a discussão dos benefícios fiscais, através da análise comparativa entre as Leis nº 8.248 e nº 8.661, e, em seguida, são apresentados os resultados de entrevistas realizadas junto a empresários e técnicos especializados de inúmeras entidades de classe e de fomento à pesquisa. Nesse tópico são apresentadas algumas críticas e sugestões dos fatores que limitam o acesso de um maior número de empresas aos benefícios da Lei. Avaliam-se os impactos dos benefícios da Lei nº 8.661 sobre uma amostra de 400 empresas que informaram realizar capacitação tecnológica. Apresenta uma proposta de alteração da referida lei. O foco dessa nova proposta é privilegiar o esforço tecnológico empresarial. E encerrando o trabalho, apresenta as considerações finais.
