Indústria
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/17414
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Livro Reflexiones en torno al modelo de largo plazo de la Argentina contemporanea : tecnologia y bienes de capital(Ipea, 1991) Katz, Jorge M; Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; Jorge KatzMuestra la necesidad de implementar un amplio programa de política gubernamental que permita fortalecer la infraestructura tecnológica e industrial, de modo que el país pueda aprovechar los beneficios del desarrollo económico y tecnológico.Livro O Setor leiteiro, a intervenção do estado e o Mercosul : análise e proposta de estratégias políticas : relatório final(Ipea, 1992) Lopes, Mauro de Rezende; Jank, Marcos Sawaya; Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; Mauro de Rezende Lopes; Marcos Sawaya JankAnalisa as diversas políticas governamentais que afetam o setor lácteo no Brasil. Mostra que as políticas macroeconômicas e agrícolas criaram grandes desvantagens para a produção do leite no Brasil, face aos competidores do Mercosul. Apresenta um estudo comparativo para a harmonização das políticas relacionadas ao leite no Brasil e Argentina, sobre os níveis de eficiência e produtividade deste setor.Livro Proposta de estabelecimento de consenso a nível do Mercosul no tocante a questões essenciais relacionadas com a problemática da normalização técnica(Ipea, 1992) Souto, Constantino Soares; Constantino Soares SoutoMostra a necessidade de uma ação estrutural de melhoria do nível de qualidade e produtividade no Mercosul. Para tanto explicita a importância de uma normalização técnica integrada no intúito de esclarecer posições e orientações aos trabalhos dos subgrupos técnicos do Mercosul..Livro Mercosul, aspectos dos complexos oleaginosos(Ipea, 1992) Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; Instituto de Pesquisa Econômica AplicadaAnalisa a política tarifária adotada pela Argentina na industrialização da soja, as conseqüencias prejudiciais ao Brasil e a necessidade de equalizar a tributação entre a soja em grãos e os produtos derivados. Apresenta dados estatísticos sobre produção de outros grãos e outros complexos oleaginosos.Publicação Infra-Estrutura Econômica : Sistema de Informações Geo-Referenciadas : etapa II : montagem da base de dados : consultor sênior(Ipea, 2004) Yamashita, Yaeko; Magalhães, Marcos Thadeu Queiroz; Lima, Alessandra Brandão Souza; Rios, Mariana França; Yaeko Yamashita; Marcos Thadeu Q. Magalhães; Alessandra Brandão Souza Lima; Mariana França RiosO relatório final do projeto “Infra-Estrutura: Sistema de Informações Geo-Referenciadas (2ª Etapa)”, desenvolvido para o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), apresenta a continuidade da primeira fase, que havia mapeado informações sobre infraestrutura econômica e definido a arquitetura do banco de dados e seus indicadores. Nesta segunda etapa, foi realizada a montagem da base de dados referente à dotação de infraestrutura, abrangendo os temas energia, recursos hídricos, geopolítica, transportes e comunicações, além da disponibilização pública dos resultados por meio de uma página na internet, com mapas temáticos em formatos de imagem e PDF. Os dados foram organizados em arquivos .SHP (ESRI Shapefile), compatíveis com sistemas de informação geográfica (SIG), e acompanhados de metadados detalhados.Publicação Infra-Estrutura Econômica : Sistema de Informações Geo-Referenciadas : etapa II : montagem da base de dados : consultor máster(Ipea, 2004) Magalhães, Marcos Thadeu Queiroz; Lima, Alessandra Brandão Souza; Rios, Mariana França; Marcos Thadeu Q. Magalhães; Alessandra Brandão Souza Lima; Mariana França RiosO relatório final do projeto “Infra-Estrutura: Sistema de Informações Geo-Referenciadas (2ª Etapa)”, desenvolvido para o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), apresenta a continuidade da primeira fase, que havia mapeado informações sobre infraestrutura econômica e definido a arquitetura do banco de dados e seus indicadores. Nesta segunda etapa, foi realizada a montagem da base de dados referente à dotação de infraestrutura, abrangendo os temas energia, recursos hídricos, geopolítica, transportes e comunicações, além da disponibilização pública dos resultados por meio de uma página na internet, com mapas temáticos em formatos de imagem e PDF. Os dados foram organizados em arquivos .SHP (ESRI Shapefile), compatíveis com sistemas de informação geográfica (SIG), e acompanhados de metadados detalhados.Serie Infra-Estrutura Econômica : Sistema de Informações Geo-Referenciadas : etapa II : montagem da base de dados(Ipea) Yamashita, Yaeko; Instituto de Pesquisa Econômica AplicadaO relatório final do projeto “Infra-Estrutura: Sistema de Informações Geo-Referenciadas (2ª Etapa)”, desenvolvido para o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), apresenta a continuidade da primeira fase, que havia mapeado informações sobre infraestrutura econômica e definido a arquitetura do banco de dados e seus indicadores. Nesta segunda etapa, foi realizada a montagem da base de dados referente à dotação de infraestrutura, abrangendo os temas energia, recursos hídricos, geopolítica, transportes e comunicações, além da disponibilização pública dos resultados por meio de uma página na internet, com mapas temáticos em formatos de imagem e PDF. Os dados foram organizados em arquivos .SHP (ESRI Shapefile), compatíveis com sistemas de informação geográfica (SIG), e acompanhados de metadados detalhados.Livro A Importância do setor agroindustrial na integração do Cone Sul : as cadeias sensíveis(Ipea, 1992) Jank, Marcos Sawaya; Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; Marcos Sawaya JankAnalisa os impactos da integração econômica e industrial sobre as principais cadeias agroindustriais brasileiras. Mostra a importância do setor agropecuário na integração do Brasil ao Mercosul, descrevendo os principais fluxos de comércio agrícola e agroindustrial. Identifica os fatores que podem levar a distorções de competitividade dos produtos brasileiros, no mercado do Cone Sul.Livro A Reestruturação industrial e a natureza do trabalho capitalista(Ipea, 1995) Carleial, Liana Maria da Frota; Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; Liana Maria da Frota CarleialSeminários sobre Estudos do Trabalho. Série Seminários 14/95Fornece elementos para a compreensão de em que medida a reestruturação industrial em curso no país altera a natureza, o conteúdo e as condições de trabalho. A resposta a estas perguntas é uma pré-condição para uma melhor apreensão do que é o trabalho, hoje, sob o capitalLivro Reestruturação industrial : reflexões sobre autonomia tecnológica e relações econômicas internacionais(Ipea, 1989) Instituto de Planejamento Econômico e Social; Instituto de Planejamento Econômico e SocialEconomia e Desenvolvimento 5A publicação da CEPAL no Brasil reúne dois ensaios que abordam a importância da autonomia tecnológica como fator estratégico para o desenvolvimento econômico e social dos países democráticos, destacando a necessidade de consenso nacional sobre o progresso tecnológico. Celso Amorim analisa a experiência brasileira na indústria de informática, as pressões internacionais — especialmente dos Estados Unidos — e o papel do Estado na formulação de políticas tecnológicas, comparando com países como Japão, Coreia do Sul e EUA. Já Vivianne Ventura discute a transição entre padrões de crescimento global, da produção em massa para indústrias intensivas em conhecimento, e defende que países como o Brasil devem lutar por maior equidade nas regras do comércio internacional, garantindo o direito de decidir sobre seus próprios recursos e promovendo mudanças que reduzam os desequilíbrios entre países desenvolvidos e em desenvolvimento.Publicação A Infraestrutura da qualidade na nova indústria Brasil : uma estratégia a ser construída(Ipea, 2025-04) Borges, Marcos André; Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais - DIRUR; Marcos André BorgesPPP 69A mais recente política industrial brasileira, que recebeu o nome de Nova Indústria Brasil (NIB), foi publicada em junho de 2023. A NIB está organizada em missões que associam objetivos econômicos a objetivos sociais e ambientais, e, para assegurar seu sucesso, pelo menos quatorze instrumentos financeiros e não financeiros foram previstos. Desses instrumentos, destaca-se a infraestrutura da qualidade (IQ), o sistema que compreende as atividades de normalização, avaliação da conformidade, regulamentação técnica e acreditação de organismos de avaliação da conformidade, metrologia e vigilância de mercado, que, integradas na Estratégia Nacional de Infraestrutura da Qualidade (ENIQ), que ainda será proposta pelo governo até o final de 2024, apoiarão as ações da NIB. Este artigo analisa o histórico da IQ no país e seu tratamento nas iniciativas de política industrial a partir dos anos 1990 e busca como os serviços desse sistema foram previstos no Plano de Ação para a Neoindustrialização 2024-2026, que apresenta as principais ações da NIB no período considerado. Conclui-se que ainda não existem ações ou direcionamentos concretos; apenas menções a potenciais contribuições.Publicação Instituto Nacional da Propriedade Industrial : gatekeeper da segurança nacional ?(Ipea, 2025-04) Silva, Roberto Viana da; Diretoria de Estudos Internacionais - DINTE; Roberto Viana da SilvaTempo do Mundo 37Este estudo avalia a efetividade do art. 75 da Lei de Propriedade Industrial, no que concerne à identificação pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) de pedidos de patente originários do Brasil para atender às demandas relativas à defesa nacional. Os instrumentos de pesquisa envolvem a análise documental, a coleta de dados e informações em textos normativos, os pedidos de acesso à informação e a consulta de pedidos de patente em base de dados. Os resultados demonstram que o INPI foi capaz de implementar algumas ações, as quais não foram suficientes para o processo de institucionalização, impactando em parte a efetividade da lei na interseção entre patente e defesa nacional. Entre as causas, destacam-se: a não conformidade em relação ao art. 75 da Lei de Propriedade Industrial e ao seu regulamento, as expectativas frustradas de aplicação e implementação, a falta de perspectiva de mobilização na dimensão institucional e a ausência de textos normativos com a definição de regras e procedimentos.Publicação Desonerações do imposto sobre produtos industrializados : impactos sobre o mercado de trabalho(Ipea, 2018) Geracy, Igor Vinícius de Souza; Carlos Henrique Leite Corseuil; Coordenação de Pós-Graduação e Capacitação - COPGC; Igor Vinícius de Souza Geracy; Paes, Nelson Leitão; Carlos Henrique Leite Corseuil; Fernando Gaiger SilveiraMestrado Profissional em Políticas Públicas e Desenvolvimento - Segunda TurmaEste trabalho realiza uma avaliação de impacto das alterações tributárias do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre o mercado de trabalho no período de 2007 a 2012, quando se fortaleceu o uso das desonerações como política de promoção de crescimento econômico e de desenvolvimento industrial. A avaliação foi realizada para os períodos 2007-2010 e 2010-2012, buscando considerar os distintos contextos macroeconômicos e políticas industriais – Política de Desenvolvimento Produtivo (2008- 2010) e Plano Brasil Maior (2011-2012) – que pautaram as mudanças na tributação. Utilizando a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do Ministério do Trabalho, foram investigados os impactos das desonerações do IPI sobre os níveis de emprego e de salários em mais de 200 classes de atividades industriais implicadas pela política, e também sobre os fluxos de admissões e de demissões, buscando uma compreensão ampla da sua influência sobre a dinâmica do mercado de trabalho industrial. Em função das características da política de desonerações, foi adotada uma estratégia de identificação territorial do seu impacto, estimando-se uma variável de carga tributária municipal do imposto em uma amostra de 2,2 mil municípios no período 2007-2010 e de 2,5 mil municípios no período 2010-2012. Para a realização das estimativas, foram adotados os métodos de Mínimos Quadrados Ordinários (MQO) e Mínimos Quadrados Ponderados (MQP). Os resultados sugerem que a política teve impactos significativos no aumento das admissões em 2007-2010 e na redução das demissões em 2010-2012 nos segmentos industriais investigados, porém não foi efetiva em elevar os níveis de emprego em nenhum dos períodos. Não foram identificados efeitos significativos da política sobre os níveis de salário.Livro Recomendações do setor fumageiro(Ipea, 1991-04) Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; Instituto de Pesquisa Econômica AplicadaApresenta um histórico do setor fumageiro no Brasil, a produção e exportação de fumo, as expectativas para com o MERCOSUL, a taxação sobre importação de fumo processado, a proteção às marcas e as harmonizações para este setor.Publicação Emprego e competitividade no setor automotivo : questões e políticas(Ipea, 1998-02) Marinho, Luiz; Diretoria de Estudos e Políticas Sociais - DISOC; Luiz MarinhoO principal desafio em relação ao setor automotivo no presente momento consiste em formular, uma estratégia que estimule o crescimento econômico, a modernização das empresas e a busca da competitividade internacional de toda a cadeia produtiva, associados ao desenvolvimento social, especialmente à geração de empregos e à distribuição de renda.Publicação Emprego e competitividade no setor automotivo : questões e políticas(Ipea, 1998-02) Piva, Horacio Lafer; Diretoria de Estudos e Políticas Sociais - DISOC; Horacio Lafer PivaNo mundo todo a indústria automobilística é uma das principais molas propulsoras das transformações econômicas e produtivas. No Brasil foi uma das primeiras a exemplificar o irreversível processo de globalização e a enfrentar os novos desafios.Publicação Avaliação da implementação das políticas industriais do século XXI (PITCE, PDP e PBM) por meio da atuação do BNDES sob a ótica da complexidade econômica(Ipea, 2019) Machado, Felipe Augusto; Claudio Roberto Amitrano; Coordenação de Pós-Graduação e Capacitação - COPGC; Felipe Augusto Machado; Mauro Oddo Nogueira; Gala, Paulo Sérgio O. S.; Claudio Roberto AmitranoMestrado Profissional em Políticas Públicas e Desenvolvimento - Terceira TurmaEste estudo tem como objetivo avaliar a implementação das políticas industriais brasileiras do século XXI (PITCE, PDP e PBM) a partir dos conceitos e instrumentos da Abordagem da Complexidade Econômica. Utilizou como base de dados os desembolsos aprovados pelo BNDES, separados conforme as atividades econômicas que os solicitaram e as políticas industriais que estavam vigentes. Converteu os indicadores da Abordagem da Complexidade Econômica do nível dos produtos para o das atividades econômicas. Ponderou os indicadores pelos montantes dos desembolsos aprovados. O estudo conclui que, se as atividades econômicas contempladas se desenvolvessem na mesma medida dos montantes aprovados, a complexidade econômica do Brasil se reduziria, pois eles estiveram mais voltados para atividades econômicas simples. As políticas industriais tampouco se caracterizaram por buscar a diversificação da estrutura produtiva brasileira, tendo se concentrado em atividades em que o Brasil já possuía conhecimento produtivo e competitividade. Demonstra que, no Brasil, as atividades econômicas mais complexas, e aquelas que demandam conhecimentos produtivos similares aos de outras atividades complexas, tendem a estar situadas a uma longa distância da estrutura produtiva vigente, demandando conhecimentos produtivos distintos dos existentes. Apesar disso, as políticas industriais não se caracterizaram por implementarem maior esforço para desenvolver as atividades distantes, mesmo sendo mais complexas. Essa estratégia de diversificação pode ser considerada conservadora, pois reduz os riscos de insucesso, mas tende a não gerar saltos de complexidade e pode não justificar os desembolsos aprovados, tendo em vista o baixo nível de complexidade das atividades contempladas.Publicação Subvenção e apoio técnico como pilares para políticas de fomento à Economia 4.0 em micro e pequenas empresas(Ipea, 2021) Stahelin, Maycon David; Claudio Roberto Amitrano; Alexandre de Ávila Gomide; Coordenação de Pós-Graduação e Capacitação - COPGC; Maycon David Stahelin; Fernanda De Negri; Pereira, Ana Karine; Alexandre de Ávila Gomide; Claudio Roberto AmitranoMestrado Profissional em Políticas Públicas e Desenvolvimento - Quarta TurmaEsta pesquisa tem como objetivo investigar de que forma a oferta de recursos públicos, por meio de subvenção, e o apoio técnico ajudam MPEs a inovar. O estudo aponta inicialmente a falta de recursos, a aversão ao risco da inovação e a baixa qualificação e estrutura técnica das empresas como entraves ao processo de inovação e, portanto, como problemas centrais que demandam o suporte do Estado. Para essa análise, foram realizados estudos de caso de duas políticas públicas. O primeiro, sobre o projeto piloto do programa Brasil Mais Economia 4.0, realizado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas em parceria com o Ministério da Economia para acelerar a adoção de tecnologias 4.0 por firmas de pequeno e médio porte. O segundo estudo foi centrado no apoio da Embrapii ao desenvolvimento dessas tecnologias por MPEs, em projetos realizados em parceria com ICTs. Nos dois casos, foram compilados dados do apoio oferecido pelas políticas e dos resultados obtidos pelas empresas. Além disso, foram entrevistados os gestores das instituições executoras e representantes das firmas participantes e de fornecedores das tecnologias. Para a condução dos estudos, foi utilizada a metodologia do process-tracing (rastreamento de processos), que traz ferramentas para analisar de forma aprofundada o mecanismo que conecta as condições causais identificadas ao resultado pretendido, ajudando a compreender de que forma a subvenção e o apoio técnico auxiliam as empresas na adoção e no desenvolvimento das tecnologias da Economia 4.0 e contribuem para que esse processo seja bem sucedido. O estudo concluiu que a subvenção atua inicialmente como uma isca para atrair a atenção das pequenas firmas ao investimento em inovação, principalmente ao compartilhar os custos e consequentemente os riscos do projeto. No entanto, a questão financeira não é a única barreira para inovar e, mesmo com dinheiro disponível, a maior parte das MPEs enfrenta também limitações técnicas. Nesse sentido, o estudo demonstrou que as duas causas atuam de forma complementar para chegar ao resultado: algumas firmas precisam mais da subvenção, outras mais do apoio técnico, mas quase todas necessitam de ambos em algum grau. A análise demonstrou ainda como o efeito demonstração é relevante para remover as barreiras que impedem as MPEs a darem o primeiro passo – depois que perceberem o resultado da inovação adotada ou desenvolvida, a maior parte delas muda a visão e passa a ter interesse em continuar investindo, mesmo que com recursos próprios.Publicação Nova Indústria Brasil, Política Nacional do Cuidado e envelhecimento da população : uma análise à luz da economia da longevidade(Ipea, 2024-12) Félix, Jorge; Jorge FélixO Brasil vive um processo acelerado de envelhecimento da população, uma desindustrialização precoce e uma crise na área do cuidado de longa duração para pessoas idosas com impacto na produtividade. A partir da perspectiva da geopolítica do envelhecimento, esse quadro, embora desafiador, traz também oportunidades de reindustrialização. O objetivo do artigo é avaliar e explorar a capacidade de interação da Nova Indústria Brasil (NIB), lançada em 2024, com outras políticas públicas no campo do envelhecimento populacional, em particular com a Política Nacional de Cuidado (Lei no 15.069/2024). Com metodologia de análise documental, são investigados pontos de convergência e divergência e apresentados modelos internacionais passíveis de serem emulados ou adaptados pelo Brasil. Conclui-se que seria um aprimoramento da NIB a inclusão da visão da economia da longevidade em suas missões.Publicação Do México ao Paraguai : a difusão do modelo maquilador como estratégia de desenvolvimento econômico(Ipea, 2024-12) Silva, Vinícius Figueiredo; Vinícius Figueiredo SilvaEste artigo aborda o papel das maquilas como estratégia de desenvolvimento econômico no Paraguai, contextualizando sua implementação a partir da influência do modelo originalmente desenvolvido no México, país pioneiro na adoção desse arranjo produtivo. A experiência mexicana é apresentada como referência inicial, sendo seguida pela análise da Lei Maquila paraguaia, promulgada na década de 1990, que instituiu incentivos fiscais com o objetivo de atrair investimentos estrangeiros e promover a geração de empregos. O estudo examina, ainda, os requisitos legais para a instalação de maquilas, os benefícios concedidos, as obrigações relativas ao emprego e às exportações, bem como a forma como essas diretrizes se manifestam na dinâmica econômica e nas condições de trabalho no país, contribuindo para a reprodução de desigualdades estruturais.
